Queda da Nasdaq: Por que empresas de tecnologia sofrem mais com a alta dos juros?

Nesta segunda-feira (22), foi registrado uma queda da Nasdaq. Mesmo tendo avanço pela manhã, o índice fechou o dia em diminuição de 1,26% pontos, a 15.854,76 pontos. O resultado ocorre diante da elevação dos rendimentos dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos, pesando sobre empresas de tecnologia.

Queda da Nasdaq: Por que empresas de tecnologia sofrem mais com a alta dos juros?
Queda da Nasdaq: Por que empresas de tecnologia sofrem mais com a alta dos juros? (Imagem: Montagem/FDR)

A Queda da Nasdaq

No início desta segunda-feira (22), o Nasdaq havia atingido pico histórico — depois que Jerome Powell foi confirmado para mais um mandato do banco central dos Estados Unidos.

À Reuters, o operador na Bright Trading LLC., Dennis Dick, afirma que “o mercado está nervoso” — que sabe que conta com Powell, “mas isso não ajuda com a questão da inflação”.

Durante à tarde, Powell declarou que o Federal Reserve (Fed) está em uma “forte” posição para “atacar” a inflação da nação norte-americana.

A visão do chefe do banco central resultou no aumento dos juros dos títulos públicos dos Estados Unidos, os Treasuries. Essa elevação pesou sobre as ações de empresas do setor de tecnologia.

Mesmo sendo consideradas relativamente seguras por diversos investidores, os papéis da Apple e Microsoft foram afetados.

A Apple terminou o dia com aumento de 0,3%, para o menor valor histórico. Anteriormente, na sessão, a companhia tinha subido mais de 3%. A Microsoft encerrou com redução de quase 1% — depois de uma subida anterior de quase 2%.

Além do Nasdaq, o S&P 500 também registrou perda no dia. A queda foi de 0,32%, a 4.682,94 pontos. Já o Dow Jones teve alta de apenas 0,05%, a 35.619,25 pontos.

Por que empresas de tecnologia sofrem mais com a alta dos juros

Ao Exame, o responsável pela mesa de renda variável e derivativos do BTG Pactual digital, na Abertura de Mercado no final de setembro, Jerson Zanlorenzi, alega que as companhias de tecnologia contam com “um balanço um pouco mais alavancado”.

Segundo ele, essas empresas acumulam mais dívidas para financiar o rápido crescimento. Diante disso, em caso de aumento dos juros, há a piora do resultado operacional das empresas deste setor.

Além disso, muitas destas companhias de tecnologia ainda não disponibilizam lucro.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.