Lula traz rumores para candidato a vice; o que os brasileiros podem esperar da dupla?

Eleições 2022 têm especulações iniciadas. Nessa semana, ao participar de um evento realizado na Europa, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre as possibilidades de se candidatar à presidência da República no próximo ano. De acordo com ele, o assunto vem sendo debatido mediante a avaliação de seu vice.

As eleições presidenciais de 2022 devem ser uma das mais acirradas da história do país. Cientistas políticos acreditam que os principais candidatos das urnas serão o atual presidente, Jair Bolsonaro, contra o ex-presidente Lula.

Uma votação marcada pela extrema-direita e pela esquerda, que poderá ter um vice de direita para garantir a maior aprovação.

Quem deve ser o vice de Lula em 2022?

Ainda sem confirmar sua candidatura, o ex-chefe de estado afirmou que tem uma ótima relação com o ex-governador de São PauloGeraldo Alckmin (PSDB). Questionado sobre o assunto, ele explicou que não vê discordância e desrespeito em uma chapa conjunta, desde que priorize o funcionamento do país.

É válido ressaltar que Lula já concorreu à presidência contra Alckmin em 2000, porém, segundo ele,  “não há nada que aconteceu [entre ele o ex-governador] que não possa ser reconciliado”.

Política é como futebol, você dá uma canelada no cara, ele cai chorando de dor, mas depois que termina o jogo, eles se encontram, se abraçam, vão tomar uma cerveja e discutir o próximo jogo. Política é assim. Nas divergências todo mundo joga bruto porque quer ganhar”, afirmou Lula, no Twitter.

O petista também esclareceu que até o momento não garantiu que irá ser um candidato. “Eu disputei as eleições de 2006 com o Alckmin, mas tenho profundo respeito por ele. Mas eu não tô discutindo vice ainda porque não discuti a minha candidatura”.

Pesquisas e previsão das eleições

A candidatura de Lula e Alckmin passou a ser especulada nos últimos dias por aliados do ex-presidente. A possibilidade pode ser uma alternativa para aprovar o petista do centro e da direita, garantindo uma maior aceitação em seu mandato. No entanto, para isso seria preciso que o ex-governador abandonasse o PSDB que possui uma rivalidade história com o PT.

Segundo os dados da pesquisa realizada Genial/Quaest, Lula tem 48% das intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022, contra 21% do segundo colocado no levantamento, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.