Na última terça-feira (9), o governador do Ceará Camilo Santana anunciou, por meio de suas redes sociais, o pagamento da segunda parcela do 13° salário. O estado possui 181.400 servidores públicos ativos e inativos.
O pagamento da segunda parcela do 13° salário para os servidores públicos ativos e inativos do estado do Ceará acontecerá no dia 10 de dezembro. Com isso, serão injetados R$ 2,58 bilhões na economia do estado no mês de dezembro.
Essa quantia será referente ao salário da folha de novembro, a segunda parcela do 13° salário e o salário de dezembro. O governador declarou que, desde o início de sua gestão, tem mantido rigorosamente o pagamento dos servidores.
Segundo Santana, além de fornecer o pagamento em dia aos servidores ativos e inativos, a segunda parcela do 13° salário beneficia diversos setores da economia.
Com a injeção de R$ 2,58 bilhões o comércio vai vender mais e, como consequência, as “empresas vão produzir mais e abrir novos postos de trabalho nesse período de fim de ano”.
Além dos pagamentos, o governador também falou sobre a criação de novos empregos no estado. Durante a conversa com a população, Santana falou que visitou a expansão da fábrica da Votorantim Cimentos, em Caucaia.
O governador afirmou que a ampliação será um ponto muito importante para a criação de novos empregos na região. “Nós celebramos com a Votorantim a Pecém II, que é a nova fábrica de produção da Votorantim aqui no Ceará”.
A ampliação dobra a capacidade de produção da Votorantim em cimento, chegando a um milhão de toneladas de cimento por ano, cinco vezes maior a atual capacidade. “Isso significa mais emprego e oportunidades”, afirmou Camilo Santana.
Por fim, Santana falou sobre o programa Criando Oportunidades que oferta diversos cursos de qualificação social e profissional. O foco são mulheres chefes de família, cadastradas no CadÚnico, trabalhadores em busca de emprego e grupos socialmente vulneráveis.
Neste ano, já foram formadas 162 turmas, com um total de 3.240 pessoas. Os cursos não tem limite de idade e para participar basta procurar as Secretarias Municipais de Assistência Social ou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou de forma virtual pelo site da SPS ou por telefone: (85) 3101-4601.