Valor que o INEP paga para certificador do Enem; inscrições estão abertas

Pessoas interessadas em trabalhar no Enem têm até hoje, 26, para se inscrever no site. Esse é um trabalho remunerado e o INEP paga por dia de aplicação do exame.

Valor que o INEP paga para certificador do Enem; inscrições estão abertas
Valor que o INEP paga para certificador do Enem; inscrições estão abertas (Imagem: FDR)

Antes de tidas as aplicações do Exame Nacional do Ensino Médio o INEP abre inscrições para recrutadores, essas pessoas são uma espécie de “representação” do instituto nos locais de prova. Cada certificador recebe R$360,00 por dia de aplicação do exame.

O que faz um certificador do Enem?

Os certificadores são os responsáveis pela aplicação, propriamente dita, do Enem, eles podem ter diversas atribuições, como:

Receber os malotes de provas, distribuir as provas para os candidatos, fiscais de sala ou de corredor, entre outras.

Todo o trabalho feito pelos certificadores gera relatórios, e é com base neles que o INEP divulga o número de candidatos presentes e ausentes, por exemplo, tudo isso é registrado através de aplicativo.

Inscrições para certificadores do Enem

Os interessados têm até hoje, 26, para fazer a inscrição no site da Rede Nacional de Certificadores,.

É possível escolher até três cidades ou sub-regiões para ser certificador, no entanto, é necessário estar inserido em um dos seguintes grupos?

  • Servidores públicos do Poder Executivo Federal
  • Docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais, efetivos e em exercício da docência em 2021

Para os professores, além da inscrição, é necessário preencher uma declaração de docência, documento que prova a atuação profissional. Nele deve constar as seguintes informações:

O nome, CPF, matrícula, cargo que ocupa, secretaria de Educação a que está vinculado, nome da escola em que trabalha, o turno de trabalho, o número de turmas e também a carga horária total de trabalho.

Além disso, o certificador também não pode estar inscrito no exame, nem ter cônjuge ou parente direto (até o 3º grau) inscrito, também é necessário ter no mínimo ensino médio concluído.

É possível que os mesmos certificadores que atuarão em novembro também voltem a trabalhar em janeiro, na aplicação de prova para os novos inscritos e participantes do PPL.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.