Lira defende criação do Auxílio Brasil, mas admite que “vai ferir um pouco o teto”

Aliados de Bolsonaro saem em defesa de seu projeto social. Nessa segunda-feira (25), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se pronunciou sobre a consolidação do Auxílio Brasil. Para o parlamentar o projeto é essencial, mesmo que fure o teto de gastos da União.

A implementação do Auxílio Brasil permanece dando o que falar na imprensa nacional. Sob a ameaça de ultrapassar o teto de gastos, o governo federal trabalha para validar o novo projeto que terá uma despesa superior a R$ 55 bilhões. O presidente da Câmara se mostrou favorável a proposta.

Furo no teto de gastos

De acordo com Arthur Lira, não é momento para debater as finanças, mas sim priorizar o cuidado a população de baixa renda. Ela afirmou que o Auxílio Brasil é essencial, mesmo que viole o teto de gastos.

Precisamos criar esse programa temporário, esse programa vai ferir um pouco o teto, como feriu ano passado, com a PEC da guerra nós ultrapassamos o teto em 700 bilhões de reais. Esse ano, se a conversa fosse clara, de 30 ou 40 bilhões, isso nada impactaria as finanças de um país que tem uma arrecadação de mais de 200 bilhões”, disse Lira.

Como alternativa, ele propôs a possibilidade de elevar o teto orçamentário do governo, de modo que assim o programa não viole mais as leis fiscais.

“Não é a saída que eu desejaria, não é a saída que eu sempre defendi, mas é a saída possível por falta de apreciação do Senado do Imposto de Renda, que traz um conceito correto de se taxar dividendos de quem mais ganha no país e exonerar os impostos das empresas que geram emprego e renda no país”, disse o parlamentar ao participar da 21ª Conferência Internacional da Datagro sobre Açúcar e Etanol.

Sobre o Auxílio Brasil

O novo programa deverá substituir o Bolsa Família com um pagamento mensal de R$ 400 por segurado. Se aprovado, passará a funcionar entre novembro e dezembro, contemplando cerca de 17 milhões de brasileiro em situação de vulnerabilidade.

Para ter acesso é preciso estar registrado no Cadastro Único, sem fonte de renda declarada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.