Governo do Rio promete publicar hoje (25) ordem que desobriga o uso de máscaras

No Rio de Janeiro o uso de máscaras pode deixar de ser obrigatório. Nessa segunda-feira (25), a prefeitura municipal deve publicar um decreto flexibilizando as medidas de contenção do novo coronavírus. Com o andamento da campanha de vacinação, a gestão presente desobrigar algumas ações mais restritivas.

A luta contra o novo coronavírus permanece, mas há regiões que já passaram a flexibilizar algumas medidas de segurança. No Rio de Janeiro, o uso de máscara pode deixar de ser obrigatório. A proposta está sendo avaliada pela Secretaria Estadual de Saúde.

“Esse decreto é liberado quando atingirmos 65% de vacinados, no momento estamos em 64,4%, portanto a nossa expectativa é que aconteça hoje. (…) Nós estamos na 9ª semana com redução de número de casos e de internações por Covid-19. Então, Isso vai dando segurança para a gente em cada etapa de flexibilização”, afirmou o secretário de Saúde Daniel Soranz.

Flexibilidade nas medidas contra a covid-19

Antes de liberar a população, o projeto deverá ser aprovado pelo governo do estado que até o momento mantém em vigor o decreto de utilização obrigatória de mascaras. No entanto, a gestão municipal defende que neste momento já é possível minimizar as restrições.

É válido ressaltar que o assunto já foi analisado na segunda etapa do plano de retomada da cidade, sendo o projeto elaborado pelo Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19.

“Ainda tem 230 mil pessoas que não voltaram para tomar a segunda dose na data correta. Se elas tivessem retornado para tomar a segunda dose na data correta, talvez estivéssemos em um momento epidemiológico ainda melhor. Então, é muito importante que quem ainda não tomou a segunda dose procure um posto de saúde para se vacinar“, alertou Soranz.

De acordo com a prefeitura, 64,4% dos cariocas estão imunizados. Além de desobrigar as máscaras, vem sendo defendido também a realização de eventos em locais abertos para até 1.000 pessoas.

Sendo nesse caso o uso de máscaras obrigatório, além da abertura de boates para pessoas com esquema vacinal completo, com 50% da capacidade.

“Vamos sempre seguir aquilo que o comitê científico disser, e o secretário [de Saúde] Daniel Soranz toma a decisão final”, afirmou o prefeito Eduardo Paes (PSD).

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.