Black Friday: intenção de compras cresce em 2021; veja os itens mais buscados

A intenção de compra dos consumidores brasileiros para a Black Friday deste ano aumentou em comparação com 2020. Segundo uma pesquisa realizada pela Conversion que entrevistou 400 pessoas, em 2020, 76,50% dos brasileiros efetuaram compras na Black Friday. Para este ano, a projeção é que o número cresça para 87,75% tanto para vendas pela internet como no comércio físico.

A Black Friday 2021 acontece no dia 26 de novembro e os celulares e eletrônicos estão novamente entre os produtos mais procurados e desejados.

A pesquisa mostrou que 72% dos entrevistados têm a intenção de comprar pela internet, seja através dos sites e lojas virtuais (56,98%) ou em apps de compras (14,81%). O medo do coronavírus fez com que 62,96% preferissem os meios digitais por receio de contrair o vírus. Em 2020, esta porcentagem foi de 75,3%.

O principal fator decisivo para a compra do produto é o preço, resposta que representou 83,48% do total. Na sequência, a fama da loja aparece com 54,7% das respostas, selo de segurança (38,18%) e uma boa avaliação em sites de reputação (37,89%). Com estes dados, fica claro para os lojistas a importância de investir bem em uma plataforma segura e que passe confiança.

Eletrônicos e celulares entre os mais desejados 

A pesquisa mostrou ainda que os itens mais procurados pelos consumidores são os celulares, com 66,67% das intenções de compra. No topo da lista de desejos também aparecem os eletrônicos e eletrodomésticos, com 60,68%, seguido da categoria de moda e acessórios, com 40,46%.

Os calçados (40,46%), casa e móveis (25,93%) e cosméticos (23,36%) também ficaram entre as categorias mais desejadas na Black Friday 2021.

Mesmo com o avanço da vacinação, que está aquecendo o setor de turismo, o setor não aparece na lista de desejos com muito destaque. Somente 12,82% dos consumidores têm a intenção de usar a Black Friday para investir em uma futura viagem, por exemplo.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.