Investidores devem estar atentos aos novos horários da Bolsa de Valores que passam por mudanças que devem valer a partir de novembro. O fim do horário de verão nos Estados Unidos indica, para nós brasileiros, mudanças no cenário da B3 a partir do próximo mês. As negociações vão acontecer das 10h e devem se estender até às 18h.
Todos os anos, a B3 enfrenta alterações no horário de funcionamento para acompanhar o mercado estadunidense. Sempre nos meses de março, com o início do horário de verão dos EUA, o pregão brasileiro passa a encerrar o dia às 17h. Isso porque, é grande o volume de negociações de estrangeiros na bolsa do Brasil.
Quando a mudança passa a valer?
A Bolsa de Valores Brasileira (B3) passa a atuar em novo horário a partir do próximo dia 8 de novembro, já que a partir do dia 7 de novembro o horário de verão dos Estados Unidos completa seu ciclo. A B3 deve então ajustar a bolsa e funcionar, pelo horário local (horário de Brasília), das 10h às 18h.
O que muda no after market?
A mudança também é responsável pela suspensão do after-market. Em comunicado, a B3 divulgou que o período que é uma oportunidade de negociação de ativos na Bolsa de Valores mesmo depois do fechamentos do pregão regular, não deve mais acontecer.
Atualmente o after market funciona entre às 17h e às 18h, sendo justamente a hora que será “acrescentada” para refletir o fim do horário de verão dos EUA.
É importante ressaltar ainda que as negociações pós pregão irão sim acontecer, porém apenas em dias de vencimento de opções, os investidores devem estar atentos.
O Ibovespa Futuro também passa a funcionar com novo horário, as negociações devem ter início às 9h indo até às 18:25, a partir do dia 8 de novembro. Entretanto, os derivativos e opções estruturadas de câmbio têm até às 18:30.
É importante destacar que os investidores precisam ficar atentos às datas para não serem pegos de surpresa no momento da mudança que deve ocorrer em algumas semanas, no dia 8 de novembro.