Os estudantes que vão realizar as provas o ENEM 2021 (Ensino Nacional do Ensino Médio) devem estar atentos aos horários de prova, número de questões cobradas. E o principal, quando fica disponível a consulta do local de prova do exame.
Quando será a prova do Enem 2021?
As provas do Enem serão aplicadas em datas diferentes. Já que agora a prova possuí três grupos participantes.
- 21 e 28 de novembro: participantes que já tiveram a inscrição confirmada no exame;
- 9 e 16 de janeiro de 2022: Enem para Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL);
- 9 e 16 de janeiro de 2022: participantes que conseguirão a isenção do exame na segunda abertura.
Estrutura de prova
O primeiro dia de provas contará com 45 questões de Linguagens e Códigos, Redação e 45 de Ciências Humanas. Já o segundo dia terá 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática.
Como consultar o local de prova?
- Acesse o site oficial do Enem: enem.inep.gov.br/. Feito isso, toque em “Página do Participante”;
- Em seguida, clique sobre o botão “Página do Participante – Entrar com o gov.br”;
- Logo após, insira o CPF e senha que foram cadastrados no gov.br durante sua inscrição;
- Clique em “Local de prova” para baixar sua declaração;
- Para acessar o arquivo de seu cartão de confirmação, selecione o dia de aplicação de prova desejado.
Por fim, você poderá conferir todas as informações essências para encontrar o local de aplicação da prova. O arquivo será salvo em PDF.
Mas atenção, esta informação ainda não está disponível. A previsão é de que o cartão de confirmação com o local de prova seja publicado pelo menos 1 mês antes da aplicação para o primeiro grupo, ou seja, no fim de outubro.
Onde as notas do Enem podem ser usadas?
As notas do Enem 2021 podem ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022, no Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2022 e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2022.
Como calcular a nota do ENEM?
Para realizar o cálculo da média do ENEM é simples, basta somar as notas das cinco provas, incluindo a redação, e dividindo por cinco.
A complexa é quando uma universidade estabelece peso para cada uma das provas, assim a média seria a soma das cinco notas multiplicadas pelos respectivos pesos e dividida pela soma dos pesos.