Receita lança app que reúne Imposto de Renda, serviços para CPF e eSocial

A Receita Federal lançou um aplicativo que facilita o acesso a diversos serviços e informações de interesse da população. A Receita lança app que oferece serviços de CPF, declaração do Imposto de Renda, acompanhamento de processos, atividades econômicas e eSocial. Também será possível agendar atendimento.

Receita lança app que reúne Imposto de Renda, serviços para CPF e eSocial
Receita lança app que reúne Imposto de Renda, serviços para CPF e eSocial (Imagem: Montagem/FDR)

De acordo com a Receita Federal, o objetivo do serviço é de possibilitar a busca de soluções mais simples. Com isso, o contribuinte não precisará perder tempo buscando diversos canais para acessar os serviços.

Receita lança app com centralização de serviços

Atualmente, o novo aplicativo reúne funcionalidades já disponíveis nos aplicativos IRPF, e-Processo, e-Social Doméstico, Pedido Eletrônico de Restituição e Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PerDcomp).

Além disso, a novidade conta com os sistemas Cadastro das Atividades Econômicas das Pessoas Física (CAEPF) e Sistema de Apoio ao Gerenciamento do Atendimento (Saga).

Nesta primeira versão, a Receita informa que ainda será preciso manter os aplicativos instalados no aparelho para ter acesso a algumas funcionalidades no aplicativo da Receita Federal.

Contudo, há a expectativa de que, até o final do próximo ano, todas as funcionalidades dos principais apps já estejam unificadas no aplicativo da Receita Federal.

Acesso ao aplicativo da Receita Federal

Todas as funcionalidades citadas podem ser encontradas em um único aplicativo. Para acessar os recursos, basta baixar o aplicativo “Receita Federal”. O programa está disponível nas lojas digitais Google Play e App Store.

A autenticação no aplicativo é feita por meio do gov.br. Este permite acesso a serviços e informações de modo seguro, conforme o nível de autenticação do usuário.

Ao realizar um login único no aplicativo Receita Federal, a pessoa já poderá acessar as diversas funcionalidades de várias apps da Receita já existentes.

O auditor-fiscal gerente do projeto de aplicativos móveis da Receita Federal, José Carlos Fonseca, explica que o novo aplicativo tem dois grupos de serviços. Há os que precisam de senha e aqueles que não precisam.

Nos serviços sem senha, estão as consultas de CPF e CNPJ. Já nos com senha, será preciso entrar com a conta do gov.br. Ao entrar com a conta gov.br, o app identificará quem é a pessoa. O sistema mostrará uma listagem com a situação desse CPF em diversos sistemas da Receita.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.