ENEM 2021: Onde e como usar a nota do exame para conseguir a graduação?

As provas do ENEM 2021 acontecem em duas datas, a primeira já nos dias 21 e 28 de novembro, a segunda apenas em janeiro de 2022. A nota do exame é essencial para quem deseja ingressar no ensino superior.

ENEM 2021: Onde e como usar a nota do exame para conseguir a graduação?
ENEM 2021: Onde e como usar a nota do exame para conseguir a graduação? (Imagem: FDR)

O Exame Nacional do Ensino Médio acontece todos os anos no Brasil e já se tornou a principal porta de entrada no ensino superior no Brasil. Isso porque, os estudantes podem usar a nota do exame de diversas formas.

Nessa edição de 2021 o ENEM vai ser aplicado nos meses de novembro e janeiro. Pois, o STF determinou a reabertura do período de solicitação de isenção, o que fez com que fosse impossível encaixar esses “novos inscritos” na aplicação de novembro.

Como usar a nota do ENEM 2021 para entrar na universidade?

SiSU

O Sistema de Seleção Unificada atualmente já substitui o vestibular em muitas instituições. Com ele o estudante concorre a uma vaga em universidades públicas (estaduais ou federais).

Prouni

Com o Programa Universidade Para Todos é possível conseguir uma bolsa de estudo integral (100%) ou parcial (50%) em instituições particulares.

Para se inscrever no processo seletivo o candidato precisa ter estudado em escola pública como como bolsista na rede particular de ensino.

Além disso, deve ter renda de até três salários mínimos por pessoa e não ter diploma de nível superior.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil é organizado pelo Governo Federal.

Nele o estudante pode conseguir pagar com juros zero ou com uma taxa mais baixa que os demais financiamentos. O pagamento do financiamento é feito após a conclusão, mas durante o curso ele deve pagar os encargos bancários.

Ingresso em instituições portuguesas

Desde de 2014 o Enem é aceito em várias instituições portuguesas, como as de Coimbra e Algarve. As seleções são feitas pelas próprias instituições que criam regras própria.

Assim, é necessário ficar de olho nas publicações de cada universidade para conferir a abertura da seleção e os critérios.

Seleção interna

Essa prática ficou mais popular agora na pandemia, nela as instituições, principalmente particulares, fazem uso da nota do exame para selecionar novos estudantes. Em alguns casos é possível até mesmo conseguir descontos com o uso da nota do exame.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.