Cartão de confirmação do ENEM 2021 sai quando? Documento é fundamental para candidatos

Expectativa é de que o cartão de confirmação de inscrição no ENEM 2021 seja divulgado nas próximas semanas. A aplicação do exame vai acontecer em duas datas, a primeira no mês de novembro.

Inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 devem ter acesso ao Cartão de Confirmação a partir do dia 25 de outubro. Pouco menos de um mês antes da aplicação das provas, que acontece nos dias 21 e 28 de novembro.

 

Afinal, o que é o cartão de confirmação de inscrição do ENEM 2021?

Ele é um documento emitido pelo INEP onde o candidato pode encontrar seu número de inscrição, data e hora da aplicação da prova, informações sobre a aplicação e o principal, o local de prova.

É fundamental que todos os inscritos acessem o cartão, pois, o local em que cada candidato vai fazer a prova não é divulgado em outro meio, além do cartão de confirmação.

A recomendação do INEP é para que os candidatos levem no dia da aplicação das provas o documento juntamente com um documento de identificação com foto.

Até 2015 o cartão era enviado para o endereço dos candidatos pelos Correios, agora é necessário acessá-lo diretamente na Página do Participante.

Vale lembrar que apenas quem se inscreveu no ENEM 2021 até julho desse ano poderá acessar o documento agora. Isso porque, apenas esses candidatos farão as provas no mês de novembro.

Os demais, que solicitaram a isenção na reabertura do período e os participantes do PPL, farão as provas no mês de janeiro de 2022.

Não achei o cartão de confirmação do ENEM 2021, e agora?

Se você acessou a página do participante e não encontrou o documento ou ele apresenta algum tipo de problema, pode entrar em contato com o INEP pelo telefone 0800 616161, atendimento das 8h às 20h, inclusive aos fins de semana.

Um dos motivos do cartão ser divulgado com antecedência é exatamente a possibilidade de solucionar possíveis problemas que possam surgir com ele. Além disso, o estudante tem tempo para conhecer o local onde fará a prova.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.