Auxílio emergencial aumenta número de bancarizados com uso do CAIXA Tem

Nova plataforma financeira do país amplia o número de brasileiros vinculados a instituições bancárias. Para pagar o auxílio emergencial, o governo federal, em parceria com a Caixa Econômica, criou uma espécie de poupança digital. Chamada de Caixa Tem, a ferramenta já conta com mais de 30 milhões de brasileiros bancarizados.

Auxílio emergencial aumenta número de bancarizados com uso do CAIXA Tem (Imagem: Valor Investe)
Auxílio emergencial aumenta número de bancarizados com uso do CAIXA Tem (Imagem: Valor Investe)

Recentemente, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) liberou um estudo onde revela que o número de bancarizados cresceu em cerca de 11% nos últimos meses.

De acordo com os dados analisados, de janeiro a julho de 2021 novos 38 milhões de brasileiros abriram uma conta em um banco, especificamente no Caixa Tem.

Brasileiros vinculados as instituições bancárias

Até outubro de 2019, quando não existia a pandemia do novo coronavírus, havia uma média de 7,5 milhões de brasileiros que não utilizavam suas contas bancárias. No entanto, com o contexto pandêmico, o número de movimentações, principalmente no digital, passou a crescer consideravelmente.

Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, ressalta a importância de um banco como a Caixa oferecer possibilidades mais práticas como o Caixa Tem. De acordo com ele, é preciso garantir que os usuários mantenham seus fluxos de movimentação, minimizando assim os impactos de crise.

“As pessoas confundem bancarização com ter um lugar para fazer saque ou depósito. Bancarização tem que ser colocar à disposição das pessoas uma gama de serviços financeiros que possam fazer diferença na vida delas”, afirmou Meirelles.

É válido ressaltar que o Caixa Tem se consolidou e popularizou a partir da criação do auxílio emergencial. Quando lançado, tinha como finalidade apenas garantir o pagamento do abono.

Atualmente, ele serve como plataforma de recebimento de demais benefícios como o seguro desemprego, bolsa família, FGTS, entre outros.

Como usar o PIX para movimentar Auxílio Emergencial?

Quais os serviços disponíveis no Caixa Tem?

Além de receber os pagamentos, agora os usuários da poupança conseguem também realizar os seguintes serviços:

Passo a passo para entrar no Caixa Tem

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile