A partir desta segunda-feira, 4, todos os profissionais da saúde e idosos com mais de 60 anos poderão fazer parte da nova etapa da campanha de vacinação do Estado de São Paulo (SP). Isso porque, o governo paulista liberou a aplicação da dose de reforço para este grupo.
A previsão de inclusão dos profissionais de saúde na campanha já havia sido anunciada pelo governador de São Paulo, João Doria, desde o dia 29 de setembro.
Desde então, a administração estadual esteve se preparando para a vacinação integral desse público, composto por um milhão de pessoas que atuam tanto no setor público quanto privado.
A imunização com a dose de reforço contra a Covid-19 para idosos na faixa etária de 60 a 69 anos também já estava prevista para acontecer com base no cronograma de vacinação estadual.
É importante mencionar que a dose de reforço se destina aos profissionais da saúde e idosos na faixa etária mencionada que tiverem tomado as duas doses ou a dose única há, pelo menos, seis meses.
A aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 no Estado de São Paulo ocorrerá gradativamente e de maneira escalonada, tal como aconteceu até agora.
A vacinação com a dose de reforço teve início no dia 6 de setembro com os idosos com 90 anos ou mais. Até o momento, 58% da população paulista já concluiu o esquema vacinal com as duas doses iniciais e seguem para o reforço.
Vale mencionar, que a inclusão dos profissionais da saúde como grupo prioritário foi oficializada somente após a Prefeitura de São Paulo enviar um ofício ao governo do estado e ao Ministério da Saúde.
De acordo com a administração municipal de SP, houve um aumento entre 10% a 15% no número de contaminações e afastamentos de trabalhadores já vacinados na capital paulista, fato que motivou o aval para a inclusão da categoria na campanha de vacinação.
A prioridade a ambos os grupos foi dada através do Plano Nacional de Imunização (PNI) que os classificou como principal grupo de risco e de atuação na linha de frente em combate à Covid-19.
De acordo com o ministro da Saúde, o intuito da vacinação de reforço é se precaver da variante Delta que já circula pelo Brasil.
Veja a seguir o atual calendário de vacinação de São Paulo:
- Para a primeira dose, adolescentes a partir de 12 anos;
- Para a dose de reforço, imunossuprimidos com mais de 18 anos, que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos 28 dias;
- Para a dose de reforço, idosos com mais de 60 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos 6 meses.