A Receita Federal realizou o pagamento no dia 30 deste mês, do 5º e último lote de restituição do Imposto De Renda Pessoa Física 2021. O pagamento dos lotes começou no dia 31 de maio. No total, mais de 16 milhões de contribuintes já foram restituídos com um montante de R$6 bilhões. Confira logo abaixo como sair da malha fina.
Quem está incluído neste lote?
Neste lote estão incluídos os contribuintes que enviaram sua declaração, seja ela oficial ou retificadora, a partir do dia 15 de agosto e que não verificaram nenhum erro ou pendência no documento.
Em torno de 10 dias antes do pagamento do lote, a Receita deve efetuar a liberação, como de praxe, da consulta ao lote. Desta forma, desde o dia 23 de setembro os contribuintes conseguem confirmar se vão entrar ou não neste lote.
Como consultar o 5º lote utilizando o CPF
Os contribuintes que já receberam ou que irão receber algum valor de restituição, devem receber a seguinte mensagem ao terem preenchido a declaração do IR: “Imposto a Restituir”.
Porém, através do site da Receita também existe a possibilidade de fazer esta consulta.
Os contribuintes devem consultar a restituição na área de “Consulta Restituições IRPF”. É necessário digitar os dados básicos, como CPF, data de nascimento e o ano do imposto que deseja consultar.
O que fazer caso tenha caído na malha fina
Caso a declaração apresente algum erro ou informações incompletas você precisa corrigir o documento o quanto antes. Enviando uma declaração retificadora com os dados corretos.
Se a sua declaração foi retida na malha fina, porém você tem certeza de que está com tudo em dia e que o documento foi preenchido corretamente, espere a Receita chamá-lo para prestar contas, quando você apresentará seus documentos e explicações.
Também existe a possibilidade de antecipar-se à convocação da Receita (chamado de “antecipação de análise de DIRPF retida em malha”). Isso precisa ser feito no e-CAC. Veja o passo a passo:
- Selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” no portal e-CAC.
- Dentro do quadro “Processamento”, toque em “Antecipar Entrega de Documentos de Declaração em Malha” e siga as instruções.
- Se for intimado pela Receita, siga o procedimento acima e, no quadro “Processamento”, clique em “Responder Intimação ou Notificação da Malha Fiscal”.