Auxílio emergencial em 2022 pode ser saída ao fracasso do Auxílio Brasil

Governo volta atrás em sua decisão de suspender o auxílio emergencial. Nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro informou que avalia a possibilidade de estender o projeto em 2022. A medida será adotada a depender das definições orçamentárias do Auxílio Brasil que funcionaria como substituto do atual projeto.

Auxílio emergencial em 2022 pode ser saída ao fracasso do Auxílio Brasil (Imagem: FDR)
Auxílio emergencial em 2022 pode ser saída ao fracasso do Auxílio Brasil (Imagem: FDR)

Há semanas, o ministério da economia vem trabalhando para encontrar uma força de encaixar o Auxílio Brasil em seu orçamento. O novo Bolsa Família deveria passar a funcionar a partir de novembro, substituindo a extensão de renda do auxílio emergencial.

No entanto, há uma grande probabilidade de ele não ser implementado, sendo mantido o atual projeto em 2022.

Bolsonaro não nega auxílio emergencial em 2022

Em entrevistas concedidas nesta semana, o presidente da república falou que não irá descartar a possibilidade de manter o auxílio emergencial no próximo ano. De acordo com ele, não sendo implementado o Auxílio Brasil, o benefício atual permanecerá em funcionamento.

No entanto, espera-se que hajam correções e novos reajustes no valor de suas mensalidades que hoje em dia são de até R$ 375. Além disso, o ministério da cidadania poderá reformular as regras de concessão para reduzir o número total de contemplados.

Qual o futuro social do país mediante o cenário de crise econômica?

Para Bolsonaro, garantir a concessão do auxílio Brasil ou do auxílio emergencial é crucial sua tentativa de reeleição no próximo ano. Uma vez em que seu principal concorrente tende a ser o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sua conduta com a população de baixa renda contará a favor do desempenho de seus índices de popularidade.

Já para a população, tendo em vista os impactos do novo coronavírus e desdobramentos da inflação com o atual clima de instabilidade política, as mensalidades do auxílio brasil e do auxílio emergencial são vistas como fonte central de renda.

Milhares de brasileiros estão sustentando as despesas de suas casas apenas com o valor do abono, ainda que insuficiente. A mensalidade de até R$ 375 vem sendo utilizada, em sua grande maioria, para a aquisição de alimentos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.