O Instituto Nacional do Seguro Social está convocando desde agosto segurados para o pente fino do INSS. O foco são os beneficiários do auxílio-doença que estão há mais de seis meses sem perícia médica ou que não tenham data de cessação.
Segundo o órgão, cerca de 170 mil benefícios do Auxílio-doença, com suspeitas de irregularidades, serão revisados até o fim deste ano. Após receber a convocação do pente fino do INSS, os segurados têm 30 dias para enviar os documentos solicitados ou agendar a perícia médica.
Após esse prazo, os pagamentos serão suspensos, sendo que com 60 dias de suspensão o benefício é cancelado definitivamente. A convocação está acontecendo por meio de carta, mensagens de texto (pelo número 280-41) ou pelo aplicativo Meu INSS.
Diante disso, os segurados têm até o dia 11 de novembro para fazer o que foi solicitado pelo INSS. O instituto divulgou no Diário Oficial da União uma lista de convocação para o pente fino do INSS, com mais de 95 beneficiários.
De acordo com o instituto, esses não foram localizados pelo órgão, devido à mudança de endereço, dados desatualizados no cadastro. Outra situação são os que receberam a convocação, mas não agendaram a perícia médica no prazo definido pelo governo ou enviaram os documentos solicitados.
Quem está fora do Pente fino do INSS?
- Aposentados por invalidez e pensionistas inválidos com mais de 60 anos;
- Aposentados por invalidez e pensionistas inválidos com mais de 55 anos e que recebem o benefício há pelo menos 15 anos;
- Portadores de HIV/AIDS;
- Segurados com benefícios concedidos há mais de 10 anos.
Agendar perícia médica do INSS
O agendamento é feito pelo Meu INSS (site ou aplicativo) ou pelo telefone 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita apenas se for feita de um telefone fixo.
- Acesse o site Meu INSS;
- Clique em “Agendamentos/Solicitações”;
- Escolha o benefício;
- Confira os dados de contatos;
- Escolha a agência do INSS, data e horário.
O resultado é divulgado no mesmo dia, após as 21h, podendo ser acessado pelo site ou aplicativo Meu INSS ou Central de Atendimento 135.
Em caso de discordância do resultado, o segurado pode apresentar recursos pelo Meu INSS ou Central de Atendimento 135 em até 30 dias ou abri ação na Justiça.