VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Pessoas que solicitaram a reaplicação das provas do Encceja 2020 devem ficar atentas às próximas semanas. Pois, as provas já estão marcadas para os dias 13 e 14 de outubro.

Mais uma etapa do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos vai ser iniciada, é a reaplicação das provas.
Apenas as pessoas que fizeram as provas em locais afetados por problemas logísticos ou que tiveram sintomas de doenças infectocontagiosas previstas em edital, como covid-19, na véspera ou no dia do exame podem participar, desde que tenham feito a solicitação dentro do prazo.
A reaplicação do exame vai acontecer no mesmo dia do Encceja PPL, para pessoas que cumprem medidas socioeducativas, ou seja, 13 e 14 de outubro.
Reaplicação do Encceja 2020
Assim como acontece em outras provas do Governo Federal, no Encceja as provas de reaplicação são diferentes das aplicadas anteriormente.
No entanto, os assuntos e a estrutura continuam a mesma, apenas os itens são alterados.
São 120 questões ao todo, veja abaixo como é a estrutura das provas de cada etapa:
Ensino Fundamental:
- Prova I: Ciências Naturais
- Prova II: Matemática
- Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
- Prova IV: História e Geografia
Nível Médio:
- Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Prova II: Matemática e suas Tecnologias
- Prova III: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
- Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Diferente do exame regular, que acontece em apenas um dia, a reaplicação acontecerá em dois, com isso, a divisão das provas também deve sofrer alteração.
Para ajudar os estudantes brasileiros a se prepararem para a reaplicação do Encceja, o MEC disponibiliza no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira uma série de livros com todos os conteúdos separados por áreas.
O Encceja
O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, acontece anualmente desde 2002; as provas são aplicadas em todo o território nacional, inclusive no distrito Federal.
Esse exame é oferecido aos estudantes com idade acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental e de 18 anos que não concluíram o ensino médio na idade certa.
Para se considerado aprovado, o estudante precisa atingir 100 pontos em cada área do conhecimento e, pelo menos, 5 pontos em redação.
Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .