Vacinação de adolescentes avança no Brasil; capitais imunizam quem tem 12 anos

Pontos-chave
  • Capitais brasileiras já começaram a vacinação de adolescentes com 12 anos;
  • Mais de 230 milhões de doses já foram aplicadas até agora;
  • Anvisa recomenda vacinação de adolescentes com a Pfizer.

Dados apurados pelo consórcio de veículos de imprensa apontam que 40,51% da população brasileira já se vacinou completamente contra a Covid-19. No total, a vacinação já chegou a 86.408.829 cidadãos brasileiros, os quais já tomaram a segunda ou a dose única da vacina.

Vacinação de adolescentes avança no Brasil; capitais imunizam quem tem 12 anos
Vacinação de adolescentes avança no Brasil; capitais imunizam quem tem 12 anos. (Imagem: CNN)

No que compete à etapa inicial da vacinação com a primeira dose, esta já foi destinada a 133.374.617 pessoas, o equivalente a 67,68% da população. O acumulado da primeira, segunda e dose única da vacina corresponde a 230.738.446 doses aplicadas desde o início da campanha em janeiro de 2021.

O apanhado se refere às doses destinadas a todos os grupos incluídos na campanha de vacinação, até mesmo os adolescentes que têm sido imunizados atualmente.

A imunização dos adolescentes com idade entre 12 a 17 começou oficialmente no dia 15 de setembro, conforme determinado pelo Ministério da Saúde, embora algumas cidades já tivesse iniciado a vacinação deste grupo dias antes.

Há poucos dias a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes foi brevemente suspensa por recomendação da pasta federal. A atitude foi tomada após uma conversa entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Na ocasião, o presidente alegou que este grupo não apresenta riscos, e portanto, a imunização de adolescentes sem comorbidades não se fazia necessária. 

Em respeito ao presidente, Queiroga passou a recomendar que os estados e municípios suspendessem o cronograma de imunização de adolescentes entre 12 a 17 anos sem comorbidades. Porém, nem todas as cidades acataram o parecer.

Muito pelo contrário, o calendário para este público tem avançado, de modo que alguns municípios já começaram ou vão iniciar a aplicação das vacinas para jovens na faixa etária dos 12 anos de idade. Veja!

Natal (RN)

Na capital do Rio Grande do Norte, a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes com 12 anos começou nesta segunda-feira, 27. Todos os pontos de vacinação de Natal estão preparados para receber este público.

Lembrando que precisam ir acompanhados dos pais ou responsáveis, em porte do documento de identidade original com foto, cartão de vacina e comprovante de residência. 

Este grupo deve se atentar quanto à necessidade de se cadastrar no RN+Vacina por meio do perfil dos responsáveis na plataforma. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, afirmou que por hora este é o último grupo elegível à vacinação.

Isso porque, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não autorizou a aplicação das vacinas para brasileiros com menos de 12 anos.

Curitiba (PR)

Nesta segunda-feira, 27, a Prefeitura de Curitiba ampliou o calendário de vacinação contra a Covid-19 para adolescentes com comorbidades. De agora em diante, todos os jovens com idade entre 12 e 17 anos podem ser imunizados. 

Até a última quinta-feira, 23, o cronograma de imunização ficou restrito aos nascidos nos anos de 2003 e 2004. Até o fim do dia de hoje podem se vacinar quem faz aniversário até o dia 27 de setembro de 2009, desde que possuam alguma comorbidade ou deficiência permanente. 

A administração municipal estima que este grupo seja composto por cerca de 30 mil pessoas. Ao todo, são 25 pontos de vacinação espalhados por toda a cidade, cujo funcionamento vai das 08h às 17h. 

De acordo com a determinação da Anvisa, os jovens devem ser vacinados exclusivamente com a Pfizer, porém, os demais munícipes que tomaram a primeira dose desta vacina entre o período de 3 a 9 de julho já podem receber a segunda dose.

Brasília (DF)

Na capital do país, a vacinação para os adolescentes com 12 anos de idade começa nesta terça-feira, 28. A imunização foi confirmada pelo governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha.

Na oportunidade, o político explicou que a ampliação do calendário foi possível após o recebimento de um lote contendo 28.080 doses da Pfizer na última sexta-feira, 24. 

O Distrito Federal irá atingir a meta de destinar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 para toda a população elegível à vacinação até o momento, no caso, os jovens com 12 anos ou mais.

Enquanto isso, os idosos com 60 anos ou mais residentes de instituições de longa permanência (ILPIs), idosos com 85 anos ou mais no geral e imunossuprimidos podem buscar os postos de saúde para completar o reforço vacinal.

Vacinação de adolescentes avança no Brasil; capitais imunizam quem tem 12 anos
Vacinação de adolescentes avança no Brasil; capitais imunizam quem tem 12 anos. (Imagem: CNN)

Rio de Janeiro (RJ)

Na capital carioca, os adolescentes com 12 e 13 anos de ambos os sexos podem se vacinar contra a Covid-19 desde a última sexta-feira, 24. O esquema vacinal foi antecipado, o que, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), possibilitou a aplicação da primeira dose da vacina em 96,8%  em cariocas com 12 anos ou mais. Enquanto isso, 60,9% já receberam as duas doses da vacina. 

No que compete à população adulta, 99,8% já recebeu a primeira dose, enquanto 66,7% tomou a segunda ou a dose única da vacina. Por outro lado, os idosos com idade a partir de 60 anos, desde que tenham recebido a segunda dose até 28 de fevereiro já podem procurar pelo reforço vacinal.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.