Minas Gerais aumenta expectativas para vacinação de crianças em outubro

O governo de Minas Gerais afirmou que pretende realizar a vacinação de crianças, após a conclusão da imunização dos adolescentes. Dessa maneira, a estimativa é que no próximo mês, as crianças abaixo de 12 anos recebam as doses.

Minas Gerais aumenta expectativas para vacinação de crianças em outubro
Minas Gerais aumenta expectativas para vacinação de crianças em outubro (Imagem: G1)

De acordo com o governo de Minas Gerais a vacinação de crianças deve começar após a conclusão da imunização dos adolescentes e a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Dessa maneira, a estimativa é que a vacinação de crianças inicie a partir da segunda quinzena de outubro. Atualmente, o estado está vacinando os adolescentes de 12 a 17 anos e aplicando a 2ª dose do imunizante.

Até agora, Minas Gerais vacinou mais de 23 milhões de pessoas com a primeira dose. Esse quantitativo equivale a 93,34% da população adulta. Além disso, 47,06% tomaram a segunda dose, ou seja, completaram a sequência vacinal.

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, afirmou que outros países já iniciaram o processo da vacinação de crianças. Por esse motivo, ele acredita que a Anvisa irá aprovar a imunização contra a Covid-19 para esse grupo.

“Caso a Anvisa aprove tecnicamente que a vacina é segura e o Ministério da Saúde a inclua dentro do Plano Nacional de Imunizações (PNI), imediatamente o estado vacinará as crianças. É uma expectativa de Minas e de outros estados que esse grupo seja incluído no PNI”, afirmou Baccheretti.

O governo estadual não divulgou o calendário para a imunização do público infantil, já que aguarda as orientações do Ministério da Saúde. Por enquanto, Minas Gerais garantiu a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos e a dose de reforço dos idosos acima de 70 anos.

A estimativa é que a vacinação de ambos os grupos esteja concluída até a primeira quinzena de outubro. É importante lembrar que a única vacina, até o momento, autorizada no Brasil para aplicar nos adolescentes é a Pfizer.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde, Minas Gerais conta com 415 casos da variante Delta, espalhada em 109 cidades. As regiões que mais apresentam casos da cepa de origem indiana são a Central, microrregião de Unaí e as que ficam próximas ao estado do Rio de Janeiro.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.