Rio de Janeiro libera dose de reforço da vacina para maiores de 60 anos

Nesta quarta-feira, 22, a Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) decidiu liberar a dose de reforço da vacina para idosos com 60 anos de idade ou mais. A decisão foi tomada após reunião junto ao Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19, que recomendou a ampliação da terceira dose para este público. 

Rio de Janeiro libera dose de reforço da vacina para maiores de 60 anos
Rio de Janeiro libera dose de reforço da vacina para maiores de 60 anos. (Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A dose de reforço da vacina é recomendada para aqueles que receberam a segunda dose até o dia 28 de fevereiro na capital carioca. Essas pessoas já estão autorizadas a procurarem os postos de saúde mais próximos para completar o esquema vacinal com a terceira dose. 

De acordo com o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, essa ampliação da dose de reforço da vacina abrange internos de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), bem como os profissionais de saúde na mesma faixa etária.

É importante ressaltar que o calendário de aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 que já está em vigor atendendo a população gradativamente por idade deve prevalecer. 

O calendário de vacinação para este grupo até o final da semana é o seguinte:

  • Quinta-feira, 23: idosos de 86 anos ou mais e imunossuprimidos com 40 anos ou mais;
  • Sexta-feira, 24: idosos de 85 anos ou mais e imunossuprimidos com 40 anos ou mais;
  • Sábado, 25: idosos de 84 anos ou mais e imunossuprimidos com 40 anos ou mais.

Vale ressaltar que as pessoas que apresentam um alto nível de imunossupressão foram contempladas com a redução do intervalo entre as doses para 28 dias. Por hora, são atendidos os integrantes deste grupo com 40 anos de idade ou mais.

Do dia 29 de setembro em diante, a faixa etária imunizada será ampliada para os jovens com 12 anos que se encontram na mesma condição. 

A cidade do Rio de Janeiro também retomou a vacinação de adolescentes contra a Covid-19, contrariando o parecer federal. Isso porque, na última semana, o Ministério da Saúde recomendou a paralisação da imunização dos jovens entre 12 a 17 sem comorbidades, alegando que não apresentam risco à população.

Mas diante da retomada do cronograma no RJ, os cariocas serão vacinados nesta ordem:

  • Quinta-feira, 23: meninas de 13 anos;
  • Sexta-feira, 24: meninos de 13 anos.

Vale lembrar que de acordo com a autorização concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os adolescentes com e sem comorbidades devem ser vacinados, exclusivamente, com doses da vacina Pfizer. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.