DETRAN-AM registra 72,4% dos veículos com licenciamento atrasado; saiba como regularizar

O Detran-AM (Departamento Estadual de Trânsito) realizou um levantamento que mostrou que 72,4% dos veículos em circulação no estado estão com licenciamento em atraso. Segundo o órgão, a frota total de todos os tipos de veículos no estado é de 1.036.998. Destes, 751.247 veículos estão inadimplentes com o tributo.

DETRAN-AM registra 72,4% dos veículos com licenciamento atrasado; saiba como regularizar
DETRAN-AM registra 72,4% dos veículos com licenciamento atrasado; saiba como regularizar (Imagem: FDR)

De acordo com os dados da Sefaz-AM (Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas), o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2021 também está atrasado para 8,2 mil veículos no estado.

O licenciamento anual é obrigatório para regularizar os débitos do veículo: IPVA, Seguro DPVAT e Taxa do serviço de Licenciamento Anual.

Como regularizar a situação

  • Entre no site do Detran
  • Emita os boletos para pagamento das taxas do serviço
  • Pague o boleto das taxas do serviço
  • Agente um atendimento para o serviço na opção “Recebimento de CRLV”
  • Vá ao Posto de Atendimento na data e hora selecionada no agendamento

Pagamento via PIX

Nesta semana, o Detran-AM passou a aceitar o pagamento das taxas através do PIX. É possível pagar todos os serviços do órgão com esta nova opção.

O Detran disse que todos os boletos com as taxas do órgão, multas aplicadas pelo órgão e o seguro obrigatório (quando as cobranças retornarem) passarão a vir com um QR code impresso para o pagamento com PIX.

Como se trata de um imposto da Sefaz-AM, o IPVA permanecerá sendo emitido somente  com o código de barras, como é feito atualmente.

O Detran disse ainda que as multas emitidas pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) que estiverem em aberto no ato do licenciamento do veículo, também podem ser pagas com o PIX.

Em decorrência da aceitação do PIX como forma de pagamento, o tempo de espera para a baixa das taxas do Detran Amazonas diminuirá de dois dias úteis para algumas horas.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.