Rio de Janeiro confirma retorno da vacinação de adolescentes esta semana

A Prefeitura do Rio de Janeiro confirmou a vacinação de adolescentes para esta semana. O público-alvo serão os adolescentes de 13 anos. O Ministério da Saúde orientou que a aplicação da vacina nos adolescentes sem comorbidades fosse suspensa.

Rio de Janeiro confirma retorno da vacinação de adolescentes esta semana
Rio de Janeiro confirma retorno da vacinação de adolescentes esta semana (Imagem: Prefeitura de Suzano)

O Rio de Janeiro, assim como outras capitais brasileiras decidiu continuar com a vacinação de adolescentes, contrariando a recomendação do Ministério da Saúde. De acordo com o anúncio da prefeitura, na quarta-feira (22) e quinta-feira (23) serão vacinadas as meninas.

Na sexta-feira (24) será a vez dos meninos de 13 anos receberem a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. É importante lembrar que apenas a vacina da Pfizer/BionTech está autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser usada nessa faixa etária.

A recomendação do Ministério da Saúde é que apenas os adolescentes com comorbidades, deficiência permanente ou que estejam privados de liberdade recebam a vacina.

Conecte SUS: Cadastro, Login e Consulta de Exames e Serviços no App (Cartão e Vacina)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, declarou que a paralisação tem como objetivo buscar evidências científicas sobre eventuais efeitos adversos da vacinação de adolescentes.

Porém, a Anvisa comunicou que não há motivos para a suspensão da vacinação de adolescentes e, assim, mudar s condições aprovadas pelo órgão para a vacina da Pfizer/BioNTech.

Ontem (20), até às 20h30, a capital contabilizou um total de 8.718.498 de doses aplicadas. Diante disso, 81,8% da população acima de 12 anos receberam a D1 (1ª dose) ou DU (Dose única). Desse quantitativo, 49,5% receberam a D2 ou DU, segundo a prefeitura.

Capitais que mantiveram a vacinação de adolescentes

Apenas seis capitais afirmaram que irão suspender a vacinação dessa faixa etária: Salvador (BA), Natal (RN), Belém (PA), Campo Grande (MS), Maceió (AL), Manaus (AM). No Distrito Federal a suspensão será apenas para os adolescentes de 13 anos.

Macapá (AP) e São Luís (MA) já imunizaram todos os adolescentes, enquanto cinco capitais não deram início à vacinação dos jovens com menos de 18 anos sem comorbidades. São elas: Teresina (PI), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Curitiba (PR) e João Pessoa (PB).

Estados que vão manter a vacinação de adolescentes

YouTube video player
Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.
Sair da versão mobile