Conecte SUS: passaporte da vacina pode ser emitido gratuitamente e on-line

Os brasileiros que já completaram a vacinação contra o Covid-19, com um ou duas doses podem obter um Certificado Nacional de Vacinação específico para a doença. O certificado é emitido pelo Ministério da Saúde de forma eletrônica, por meio do site e do aplicativo do Conecte SUS.

Esse documento é uma comprovação legal da conclusão do esquema vacinal e pode ser usado para aqueles que desejam viajar para o exterior, em países que permitem a entrada de estrangeiros, mediante a apresentação de comprovante de vacinação.

Apesar disso, o certificado não possui validade internacional, assim, fica a critério de cada país aceitar ou não. É recomendado que aqueles que pretendem viajar para fora do país para consultar a informação mais atualizada junto à embaixada do país que deseja ingressar.

Alguns países como Suíça e França anunciaram a abertura de fronteiras para os brasileiros que já estão vacinados. 

No início de julho, a Aliança Covax, da Organização Mundial da Saúde (OMS) solicitou que todos os processos de abertura aceitam viajantes que foram imunizados com uma das 6 vacinas aprovadas. Essas vacinas são:Janssen, da Johnson & Johnson; Covishield, da AstraZeneca; Coronavac, da Sinovac; e as vacinas da Pfizer, da Moderna e da Sinopharm.

Hoje,  a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emite um Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) para viajantes, mas que abrange somente a febre amarela, doença para a qual já há acordos internacionais que regulamentam a certificação. 

O órgão alerta que “no momento, não há determinação da OMS e do Ministério da Saúde para emissão de CIVP da vacina de covid-19.”

Conecte SUS: passaporte da vacina pode ser emitido gratuitamente e on-line
Conecte SUS: passaporte da vacina pode ser emitido gratuitamente e on-line (Imagem: Melhores Destinos)

Como emitir o passaporte da vacina?

Para emitir é necessário baixar o aplicativo no smartphone, realizar o login pelo acesso único do governo federal gov.br e acessar os dados da campanha de vacinação até emitir o seu certificado. O processo também está disponível no site. 

Quais informações estão no certificado?

O documento poderá ser emitido em 3 idiomas: português, inglês e espanhol.

As informações apresentadas são dados cadastrais do vacinado (nome, data de nascimento, sexo, CPF), data e horário da emissão do certificado, dados de autenticação do certificado, e informações sobre as doses de vacinas administradas (data de aplicação, instituição responsável pela fabricação ou importação da vacina, nome da vacina, descrição da dose, lote e estabelecimento de saúde.

Como autenticar o documento?

O documento pode ser autenticado usando o código de 16 dígitos ou o QRCode que é apresentado no documento. 

Hoje, a validade dele é apenas em território nacional e possui prazo útil de 12 meses após a emissão.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA