Consequências de não fazer a prova de vida do INSS dentro do prazo

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltaram a ter a obrigação de realizar a prova de vida, que estava suspensa por causa da pandemia do novo coronavírus. Porém, a ordem de obrigatoriedades voltou em 2021 a cada dois grupos por mês. 

Consequências de não fazer a prova de vida do INSS dentro do prazo
Consequências de não fazer a prova de vida do INSS dentro do prazo (Imagem: TechTudo)

Após meses parada, a prova de vida voltou a ser de caráter obrigatório para 36 milhões de pessoas.

O que é a prova de vida?

A prova é realizada para  evitar fraudes e pagamentos indevidos. Uma vez por ano, aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais há mais de um ano precisam ir à agência bancária do benefício atualizar a senha, para provar que estão vivos.

Quais as consequências de não realizar a prova de vida?

Aqueles que perderam o prazo para realizar a prova de vida terão o seu benefício suspenso. E caso definido pelo INSS, o pagamento será totalmente cancelado. Assim, é preciso que o beneficiário esteja atento ao cumprimento do prazo.

Calendário prova de vida do INSS

Mês em que a prova de vida venceu Novo prazo para a prova de vida
março e abril de 2020 junho de 2021
maio e junho de 2020 julho de 2021
julho e agosto de 2020 Agosto de 2021
setembro e outubro de 2020 Setembro de 2021
novembro e dezembro de 2020 Outubro de 2021
janeiro e fevereiro de 2021 Novembro de 2021
março e abril de 2021 Dezembro de 2021

Como fazer a prova de vida online?

É necessário realizar o download do aplicativo “Meu INSS” e “Meu gov.br”, que se encontram disponíveis para Android e iOS.

Feito isso, basta tirar uma foto do rosto com a câmera frontal do aparelho celular. Tenha em mãos a CNH ou título de eleitor para informar a data de emissão do respectivo documento que definir usar no ato da comprovação da identidade.

Como realizar a prova digital pelo banco?

Os clientes do Banco do Brasil que recebem sua aposentadoria, auxílio e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vão poder utilizar o aplicativo do banco para realizar o procedimento.

Para os clientes que efetuarem o saque do benefício por meio do cartão, o serviço vai estar disponível em breve.

Segundo o banco, a comprovação de vida através do aplicativo não traz apenas comodidade e segurança para os beneficiários, já que não é necessário ir até uma agência prevenindo contra o novo coronavírus.

O serviço está disponível no menu do aplicativo, em  “Serviços”, na lateral do aplicativo.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA