Sem prova da vida do INSS, Rio tem 402 mil cidadãos com risco de perder o salário

No Rio de Janeiro, segurados do INSS podem ter seus benefícios suspensos. Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro vetou um projeto de lei que suspende a obrigatoriedade da prova de vida. Com isso, cerca de 402 mil beneficiários terão que correr para regularizar seus cadastros.

Sem prova da vida do INSS, Rio tem 402 mil cidadãos com risco de perder o salário (Imagem: Reprodução / Pixabay)
Sem prova da vida do INSS, Rio tem 402 mil cidadãos com risco de perder o salário (Imagem: Reprodução / Pixabay)

A prova de vida do INSS voltou a ser obrigatória. Após um período de suspensão devido a pandemia do novo coronavírus, os segurados passaram a retornar as agencias bancárias para fazerem a renovação de seus cadastros.

No Rio de Janeiro, até o momento houve uma baixa adesão ao procedimento, fazendo com que os salários ficassem ameaçados.

Como funciona a obrigatoriedade da prova de vida?

Pelas leis do INSS, o cidadão precisa renovar seus dados cadastrais ao menos uma vez por ano. O procedimento é feito sempre no mês de seu aniversário, de modo que ateste que o segurado está vivo e apto para permanecer recebendo o salário.

De acordo com os números do próprio INSS, há cerca de 3 milhões de cariocas que devem fazer a prova de vida. Desse total, 2,16 milhões já a fizeram em 2021; 447,8 mil estão com a atualização cadastral ainda válida e 402,2 mil estão com o procedimento pendente, segundo dados de 14 de setembro.

Para poder saber a data limite da renovação basta seguir o cronograma abaixo.

Calendário da prova de vida 2021/2022

Vencimento da prova de vida Novo prazo
Março e Abril de 2020 Junho de 2021
Maio e Junho de 2020 Julho de 2021
Julho e Agosto de 2020 Agosto de 2021
Setembro e Outubro de 2020 Setembro de 2021
Novembro e Dezembro de 2020 Outubro de 2021
Janeiro e Fevereiro de 2021 Novembro de 2021
Março e Abril de 2021 Dezembro de 2021

Como fazer a prova de vida?

O procedimento é feito presencialmente em uma agência bancária de qualquer instituição. Para isso, basta ir presencialmente e exibir um documento oficial com foto. O servidor irá conferir os informes no cadastro e repassar para o INSS a validação do titular.

Por fim, há ainda a possibilidade de fazê-lo online. Nesse caso é preciso se conectar ao Meu INSS e recorrer ao sistema de reconhecimento facial disponível dentro do próprio app.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.