Doria anuncia pacote de investimentos bilionários; motivo pode ser as eleições 2022

Nesta quarta, 15, o governo do Estado de São Paulo lançou o Pró-SP, programa que tem investimento de R$47,5 bilhões que serão revertidos em 8 mil obras. João Doria, governador do Estado, afirmou que este é o maior programa de obras da história. Mas, grande parte destas obras, são de projetos já haviam sido anunciados, que estavam contratadas ou já em andamento.

Doria anuncia pacote de investimentos bilionários; motivo pode ser as eleições 2022
Doria anuncia pacote de investimentos bilionários; motivo pode ser as eleições 2022 (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

Doria e o vice, Rodrigo Garcia, disseram na coletiva de imprensa que este programa vai abrir 200 mil vagas de emprego direto somente com a execução das obras, que acontecerão entre este ano e o próximo, quando será realizada as eleições.

A retomada das obras da Linha-6 laranja do metrô é o maior investimento deste pacote anunciado. As obras voltaram a acontecer em outubro do ano passado e devem demorar cerca de cinco anos para serem finalizadas.

Estão previstos investimentos de R$15 bilhões nas 15 novas estações da linha que ligará as regiões da Brasilândia e São Joaquim, localizadas nas zonas norte e central de São Paulo.

Também estão incluídos no Pró-SP a construção da Linha-17 do Metrô, que será monotrilho. O anúncio desta linha foi feito ainda no governo Geraldo Alckmin em 2012 e a promessa era de ser entregue para a Copa de 2014. Porém, as obras foram paralisadas e acabaram sendo licitadas novamente na gestão Dória. 

“O Pró-SP nasce como o maior conjunto de obras pós-pandemia do Brasil e da América Latina. São 8 mil obras públicas que se somam às oito concessões e parcerias público-privadas (PPP) que realizamos na nossa gestão, afirmou Dória, que aproveitou para ressaltar que o programa abrirá diversas oportunidades de emprego. 

Internamente, o governo considera que o programa será o principal palanque de João Dória em sua campanha de 2022. Apenas na coletiva em que o Pró-SP foi lançado, haviam 430 prefeitos presentes.

Durante a coletiva, o vice Rodrigo Garcia, que será o coordenador-geral do novo programa, afirmou que o estado realizou as reformas necessárias e que neste momento está recuperando sua capacidade de investimentos. 

“O estado de São Paulo teve a coragem de fazer o ajuste fiscal e a reforma administrativa em 2019 e em 2020. Com as contas equilibradas, podemos focar em cima do que planejamos, executar as obras e implementar novos projetos”, disse.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.