UFMG anuncia volta das aulas presenciais para o próximo mês

Após a liberação do governo estadual para a volta as aulas presenciais no ensino superior, a UFMG acaba de divulgar seu calendário letivo. No primeiro momento as aulas serão ofertadas no formato de ensino hibrido.

UFMG anuncia volta das aulas presenciais para o próximo mês
UFMG anuncia volta das aulas presenciais para o próximo mês (Imagem/Reprodução: UFMG)

As instituições de ensino superior estão autorizadas a retomar suas atividades presenciais desde o dia 23 de agosto.

Mas, só agora a Universidade Federal de Minas Gerais divulgou o seu calendário letivo para o segundo semestre acadêmico.

Vale lembrar que o calendário acadêmico da maioria das instituições de ensino do Brasil foi prejudicado por conta da pandemia.

Volta as aulas na UFMG

O retorno das atividades presenciais está marcado para o dia 13 de outubro, para permitir essa volta algumas medidas terão que ser tomadas, informou a instituição; para isso, será adotado Ensino Hibrido Emergencial (EHE), definido pela instituição como:

Processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos por meio de interações que combinem encontros em ambientes virtuais de aprendizagem e encontros presenciais, possibilitando diferentes abordagens metodológicas favorecedoras de uma relação significativa e segura entre estudantes-doente-conhecimento”.

 Entre elas está o uso obrigatório de máscara, ocupação de 40% dos espaços da instituição.

Essa ocupação não significa que apenas uma parte dos funcionários retornará às atividades, com distanciamento social de 1,5 metro.

A instituição reforça seu compromisso com a população acadêmica e afirma que todos os servidores deverão retomar as suas atividades.

No entanto, caso algum possua comorbidades, se for possível, ele permanecerá no trabalho remoto. O único grupo que não deve retomar as atividades é o das gestantes.

A UFMG tem incentivado que seus colaboradores se vacinem, no entanto, caso o profissional tenha decidido por conta própria não receber o imunizante ele ainda terá que retornar ao trabalho.

Afinal, “a hesitação em se vacinar representa, principalmente, risco para a própria pessoa, além de não contribuir para a o esforço coletivo de controle da pandemia”, afirma a instituição.

Além da abertura dos portões para a retomada das atividades presenciais, a instituição também tem estudado reabrir o restaurante, cantinas, transporte interno e outros elementos relacionados à volta ao trabalho.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.