Receita Federal libera esse mês a 5ª e última parcela da restituição do IRPF

A Receita Federal paga no dia 30 deste mês, o 5º e último lote de restituição do Imposto De Renda Pessoa Física 2021. O pagamento dos lotes começou no dia 31 de maio. No total, mais de 16 milhões de contribuintes já foram restituídos com um montante de R$6 bilhões.

Receita Federal libera esse mês a 5ª e última parcela da restituição do IRPF
Receita Federal libera esse mês a 5ª e última parcela da restituição do IRPF (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Neste lote estão incluídos os contribuintes que enviaram sua declaração, seja ela oficial ou retificadora, a partir de 15 de agosto e que não foram constatadas nenhum erro ou pendência no documento.

Por volta de 10 dias antes do pagamento do lote, a Receita deve liberar, como de praxe, a consulta ao lote. Com isso, os contribuintes conseguem verificar se entrarão ou não neste lote. 

Como saber se irei receber a restituição

Os contribuintes que já receberam ou que irão receber algum valor de restituição, recebem a seguinte mensagem ao preencherem a declaração do IR: “Imposto a Restituir”. Porém, através do site da Receita também é possível fazer esta consulta.

Os contribuintes podem consultar a restituição na área de “Consulta Restituições IRPF”. É necessário digitar os dados básicos, como CPF, data de nascimento e o ano do imposto que deseja consultar.

Nesta área é possível acompanhar a restituição e saber em qual lote você receberá. Caso a restituição não seja liberada, é preciso acessar o portal e-CAC para saber o motivo.

Caso a restituição tenha sido liberada mas o contribuinte não recebeu o valor devido, ele deve entrar em contato com a central de atendimento através do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

O valor da restituição pode ser resgatado no período de um ano no banco. O contribuinte que não fizer o saque neste período, deve requerer através da internet através do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.