3ª dose da vacinação: Já existe calendário para quem está fora do grupo de risco?

Pontos-chave
  • Especialistas dizem que terceira dose da vacina contra a Covid-19 é desnecessária;
  • Peritos da OMS sugerem criação de vacina específica para a 3ª dose e somente para o combate de variantes resistentes;
  • Cidades brasileiras já aplicam a 3ª dose em idosos a partir de 70 anos.

A vacinação contra a Covid-19 com a aplicação da terceira dose da vacina já começou em território brasileiro. Conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde, os idosos devem ter prioridade no reforço vacinal, independentemente de qual imunizante tenham tomado na primeira e na segunda dose. 

3ª dose da vacinação: Já existe calendário para quem está fora do grupo de risco?
3ª dose da vacinação: Já existe calendário para quem está fora do grupo de risco? (Imagem: Prefeitura de Jundiaí)

No entanto, uma declaração feita pelos peritos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência de Medicamentos norte-americana (FDA), é de que a terceira etapa da vacinação é desnecessária.

Pois os laboratórios desenvolveram as duas primeiras doses com a composição exata para promover a eficácia necessária. 

Os peritos alegam que as vacinas contra a Covid-19 no mercado hoje são fortes o suficiente para conter todas as nuances do novo coronavírus, até mesmo em versões mais avançadas como a recente variante Delta.

A sugestão dada é para que os governos concentrem a vacinação, sobretudo a aplicação da terceira dose, nas pessoas com maior propensão ao desenvolvimento e proliferação do vírus. 

Pessoas que ainda não foram imunizadas também devem se mobilizar o quanto antes, pois esta negligência tem o poder de comprometer a imunização daqueles que ainda não concluíram o esquema vacinal.

Os peritos ressaltaram que, “os dados atuais não mostram a necessidade de doses de reforço da vacina na população, na qual a eficácia contra as formas graves [do vírus] permanece elevada”.

De acordo com os especialistas, a eficácia da vacina permanece mesmo após uma possível e eventual queda de anticorpos em pessoas que já passaram pelas duas primeiras etapas da vacinação.

Os anticorpos não são o único ponto que deve ser observado, pois a imunidade celular vinculada aos linfócitos também requer atenção, ainda que neste caso seja mais difícil e minucioso a identificação do percentual de proteção. 

Outro ponto abordado foi a prioridade em trabalhar na criação de vacinas específicas voltadas ao reforço vacinal com foco no combate de surgimento de variantes mais resistentes. Contudo, tratam-se de planos para o futuro, ministrando doses particulares e não aproveitando o uso daqueles já existentes. 

Vacinação de reforço no Brasil 

Conforme mencionado anteriormente, o Ministério da Saúde ressalta que os idosos devem ter prioridade para receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19. Isso porque, este é um dos principais grupos prioritários estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

Pessoas imunossuprimidas, aquelas que fazem tratamento de câncer, bem como de outras doenças autoimunes também devem ter prioridade no reforço vacinal. 

No entanto, estados e municípios têm autonomia para fazer as adequações necessárias no calendário de vacinação de acordo com a realidade local. Vários estados brasileiros já se preparam para a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19. Nos últimos dias, novas cidades fizeram anúncios recentes sobre o início desta etapa. Veja a seguir!

Recife

Em Pernambuco, a vacinação com foco na aplicação da terceira dose começa nesta quarta-feira, 15. No primeiro momento, idosos com 70 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas terão prioridade na imunização de reforço. 

Na capital, Recife, a ação foi antecipada, começando na semana passada. A princípio, o público-alvo é o mesmo, idosos com 70 anos ou mais e aqueles com 60 anos que moram em Instituições de Longa Permanência. Cerca de 629 cidades já iniciaram a aplicação da terceira dose, que requer o cadastro no portal Conecta Recife.

João Pessoa

O calendário de vacinação para a aplicação da terceira dose em João Pessoa também começa hoje, 15. O público atendido será o de idosos com 90 anos ou mais, desde que já tenham recebido a segunda dose há 180 dias. 

A cidade continua vacinando pessoas com a segunda dose e adolescentes com idade entre 12 a 17 anos com a primeira dose. Ao todo, são 19 postos de vacinação distribuídos por toda a cidade, com funcionamento das 08h às 15h.

Porto Alegre

Outra cidade que também inicia o calendário de reforço nesta quarta-feira, 15. Idosos com 70 anos ou mais terão prioridade para receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19.

Mas para isso, é preciso que este público tenha tomado a segunda dose até o dia 11 de março. A marca utilizada nas primeiras doses não interfere no reforço vacinal que deve ser feito com a Pfizer seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.