Empresa está gastando muito com conta de luz? Veja dicas para economizar

Diante dos aumentos recorrentes na conta de energia, muitos brasileiros já vêm sentindo o impacto no bolso. Assim como os consumidores residenciais, as empresas também se preocupam com este fato. Se a sua empresa está gastando muito com conta de luz, descubra dicas para economizar.

Empresa está gastando muito com conta de luz? Veja dicas para economizar
Empresa está gastando muito com conta de luz? Veja dicas para economizar (Imagem: eric anada/Pexels)

Atualmente, o Brasil passa pela pior crise hídrica em 91 anos. Diante da menor geração de energia hidrelétrica, o país passou a recorrer às usinas termelétricas. Como consequência, houve o encarecimento da energia elétrica.

Por conta disso, as empresas devem estar atentas a alguns detalhes para diminuir o impacto na conta mensal de energia.

Empresa está gastando muito com conta de luz? Descubra formas de economizar

  • Desligue os aparelhos quando a empresa estiver fechada: dentro das possibilidades, desligue os itens elétricos quando a empresa estiver inoperante. Se possível, tire o aparelho da tomada. Mesmo que ele esteja no stand-by, ainda pode haver gasto de energia.
  • Controle o uso dos aparelhos: procure utilizar os aparelhos nos momentos realmente necessários. Neste caso, ainda vale alertar os funcionários sobre o uso consciente — além da necessidade da economia de energia elétrica.
  • Verifique se os locais realmente precisam de iluminação elétrica: nos locais que não estiverem sendo utilizados, é recomendável apagar a luz. Quando houver iluminação natural em alguma área, a luz elétrica também pode ser apagada.
  • Utilize lâmpadas mais econômicas: para cada ambiente, pode haver um tipo de lâmpada mais adequado. No entanto, caso seja possível, a lâmpada de LED pode ser aproveitada — já que possui mais eficiência, baixa depreciação e longa vida útil.
  • Troque o filtro de água elétrico pelo tradicional: caso seja viável para a demanda de funcionários, a empresa pode substituir o filtro de água elétrico pelo tradicional (que funciona sem a necessidade de energia elétrica).
  • Pinte o ambiente com cores claras: ao pintar os ambientes com cores claras, a luz será mais refletida e espalhada.
  • Aproveite a ventilação natural: em dias com temperaturas amenas, a ventilação natural pode ser aproveitada. Dessa forma, a empresa poderá deixar de utilizar o ar-condicionado. De qualquer modo, é importante manter os filtros e os dutos destes aparelhos limpos.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Empresa está gastando muito com conta de luz? Veja dicas para economizar

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do FDR produzindo conteúdo sobre economia.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA