- Ponto facultativo foi decretado em várias partes do Brasil;
- Serviço público não funcionará no Acre;
- Em São Paulo, alguns serviços funcionam normalmente hoje.
Nesta terça, 7, é feriado da Independência do Brasil e em muitos locais pelo país, hoje, 6, foi decretado ponto facultativo. Saiba o que funciona no Acre, Natal, São Paulo e Espírito Santo.
Acre
Gladson Cameli, governador do Acre, decretou ponto facultativo. Desta forma, o serviço público não funcionará.
“Ficam os secretários de estado e as demais autoridades da administração pública autorizados a convocar seus servidores para expediente normal por necessidade de serviço, dispensando da respectiva compensação os servidores que vierem cumprir horário neste período”, dizia o decreto publicado na última quinta, 2, no Diário Oficial do estado.
Os atendimentos nas unidades de saúde e no Hospital das Clínicas que incluem os serviços de atendimento médico especializado, serviço de apoio diagnóstico, setores de internação, centro cirúrgico, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e Central de Agendamento de Cirurgias e Hospital Dia, não foram incluídos no feriado prolongado.
São Paulo
Em São Paulo, alguns serviços funcionam normalmente hoje. A vacinação contra a covid-19 para adolescentes sem comorbidades de 12 a 14 anos, assim como a aplicação da dose de reforço para idosos será feita normalmente. Amanhã (7), não haverá vacinação.
A governo do estado extinguiu em 17 de setembro as restrições de limite de horário e de público nos estabelecimentos e serviços.
Porém seguem proibidos a realização de shows com público em pé e eventos com aglomeração. O uso de máscara segue obrigatório.
- Saúde
Os hospitais estaduais seguirão com atendimento de urgência e emergência. Na terça, os hospitais, prontos-socorros, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e AMA 24 horas funcionam normalmente.
As AMAs tradicionais funcionam de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, e também funcionam normalmente. As AMA/UBS Integradas não mudam o funcionamento, que é das 7h às 19h. As UBSs não abrem.
- Poupatempo
As unidades do Poupatempo não abrem nesta segunda e terça.
- Bancos
As agências bancárias não abrem na terça, segundo a Febraban. Seguem operando as áreas de autoatendimento, assim como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking.
- Rodízio
O rodízio municipal de veículos estará suspenso hoje (6) somente para automóveis, estando mantido para caminhões.
- Correios
As agências seguem fechadas
- Parques municipais
Os parques municipais estarão abertos.
Vitória (ES)
- Bancos
Também não haverá atendimento nas agências bancárias no dia 7 de setembro. Hoje 6, os bancos abrem normalmente em municípios em que não há feriado municipal.
Seguem operando as áreas de autoatendimento, assim como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking.
- Supermercados
Os supermercados podem operar em horário reduzido e que pode ser determinado por cada local. Segundo a Acaps (Associação Capixaba de Supermercados), os supermercados deverão funcionar em horário diferenciado para respeitar a Convenção Coletiva de Trabalho do setor.
- Governo Estadual
Foi decretado ponto facultativo em todas as repartições de administração direta e indireta hoje, 6. Desta forma, no dia 6 e no dia 7 não haverá expediente para servidores estaduais, com exceção das repartições que desempenham funções consideradas essenciais como segurança pública e saúde.
- Prefeitura
O expediente nas repartições municiais será normal hoje.
Natal
A prefeitura informou que o ponto facultativo de hoje vale para os órgãos da administração direta e indireta do município, além das autarquias e fundações municipais.
“Aos dirigentes dos órgãos e entidades, cabe fazer observar o funcionamento dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência nesse dia”, disse o decreto municipal.
O ponto facultativo também é válido para todos os órgãos da administração estadual, seja direta, indireta, bem como autarquias e fundações estaduais.
Por fim, o decreto destaca que que a medida “não se estende às unidades e aos serviços considerados essenciais que, por sua natureza, não possam ser paralisados ou interrompidos”.