CNH Social será retomada no Ceará e promete 20 mil vagas disponíveis

Governo do Ceará confirma concessão da carteira de habilitação gratuita. Na última semana, Camilo Santana informou que estará abrindo novas vagas para o Programa CNH Popular. De acordo com o gestor, 20 mil cearenses poderão ser beneficiados. No entanto, é preciso ficar atento aos critérios para inclusão.

CNH Social será retomada no Ceará e promete 20 mil vagas disponíveis (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
CNH Social será retomada no Ceará e promete 20 mil vagas disponíveis (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Com o atual cenário de crise econômica, ter a carteira de habilitação pode facilitar na hora de conseguir um emprego. Ciente disso, o governo do Ceará abriu vagas para o programa CNH popular, que permitirá com que a população de baixa renda tenha acesso ao documento de forma gratuita.

“Nos próximos dias, vamos lançar o novo programa de carteira (de motorista) popular. Desta vez, eu vou dobrar: 20 mil carteiras populares serão autorizadas em breve aqui no Ceará”, informou Camilo Santana, atual governador.

Ainda não se sabe as datas de inscrição e período de remanejamento. A previsão é de que ao longo dos próximos dias seja liberado um edital com todos os informes. O programa permitirá que os aprovados tenham acesso a CNH nas diferentes categorias.

É importante ressaltar que todo o procedimento de aulas práticas e teóricas, exames e admissão é totalmente gratuito para quem for aceito.

Quem mais tem direito ao benefício?

  • Pessoas que comprovem receber até 2 salários mínimos;
  • Pessoas que estão desempregadas a mais de 12 meses;
  • Pessoas que são alunas da rede pública e possuem rendimento exemplar;
  • Pessoas com necessidades especiais;
  • Ex presidiários;
  • Pessoas que são agricultores;
  • Pessoas que não possuem registro algum em sua carteira de trabalho;
  • Pessoas que recebem o Bolsa Família;
  • Pessoas que não possuem nenhum registro de infração no trânsito;
  • Trabalhadores do setor de transporte que desejam fazer alguma regularização perante a justiça

Documentos exigidos na inscrição da CNH Social

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho Comprovante de residência;
  • Certidão de nascimentos das crianças ou membros que não possuem RG;
  • Histórico Escolar para estudantes que queiram participar do programa.

Para mais informações sobre o processo de candidatura, acompanhe nossa página exclusiva do projeto. Por meio dela você tem acesso a todas as convocações pelo país, podendo monitorar os calendários para novas tentativas.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.