Alguns feriados brasileiros foram adiantados neste ano em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, em que foi usada essa medida para conter a disseminação do vírus. Saiba aqui se os estados adiantaram o feriado de 7 de setembro e o que irá funcionar.
O feriado de 7 de setembro é um feriado nacional e não foi adiantado pela grande maioria dos governos estaduais. Com isso, essa folga permanece.
Além disso, o Dia da Independência deste ano vai cair em uma terça-feira, então há chances da segunda-feira, 6, ser um ponto facultativo.
Por conta disso, normalmente neste dia nenhum órgão público possui expediente. Já as feiras livres, os sacolões e mercados municipais terão os horários alterados.
O que se comemora no dia 7 de setembro?
Neste dia, o príncipe regente, D. Pedro, filho do rei português D. João VI, foi autorizado a governar caso o rei morresse ou voltasse para Portugal. Após o retorno de seu pai a Portugal em 1821, Dom Pedro assumiu, declarando lealdade ao Brasil.
Feriados nacionais restantes em 2021
- 7 de setembro, terça-feira – Independência do Brasil
- 12 de outubro, terça-feira – Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro, terça-feira – Finados
- 15 de novembro, segunda-feira – Proclamação da República
- 25 de dezembro, sábado – Natal
Pontos facultativos restantes em 2021 na administração pública federal
- 3 de junho, quinta-feira – Corpus Christi
- 28 de outubro, quinta-feira – Dia do Servidor Público – art. 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, a ser comemorado no dia
- 01 de novembro (ponto facultativo)
- 24 de dezembro, sexta-feira – véspera de Natal (após às 14 horas)
- 31 de dezembro, sexta-feira – véspera de Ano-Novo (após às 14 horas).
Sem desfile
O Ministério da Defesa informou que pelo segundo ano consecutivo, o desfile militar não será realizado, por conta da pandemia.
Esse cancelamento ocorre mesmo após o GDF liberar, no começo de agosto, a realização de eventos cívicos na capital federal.
O ministério disse que, no lugar do desfile da Independência, as Forças Armadas vão fazer o hasteamento da bandeira em frente ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, com restrição de público.