Governo concede autorização de saque do auxílio emergencial. A partir desta quarta-feira (01), a população poderá retirar a quinta parcela do benefício para uso em espécie. O procedimento, no entanto, não é obrigatório. Quem desejar manter o valor retido na poupança digital do Caixa Tem deve ficar atento apenas aos prazos.

A concessão do auxílio emergencial segue movimentando as agencias da Caixa. Os cidadãos estão recebendo permissão de saque da quinta parcela, mas ainda têm o direito de manter o abono no Caixa Tem. Quem optar pelo uso digital, precisa apenas cumprir a recomendação de movimentação em até 90 dias.
Qual o prazo de gasto do auxílio emergencial?
De acordo com as determinações do ministério da cidadania, o cidadão tem até três meses para fazer as transições do auxílio em suas contas digitais. Após esse período, aquele que não realizar nenhuma movimentação fica sujeito a ter o cadastro cancelado.
Porém, é válido ressaltar que o cancelamento no projeto não significa que o valor enviado será retido. A quantia permanecerá disponível no Caixa Tem, mas possíveis novos depósitos ficarão congelados.
Quero manter o auxílio no Caixa Tem, como posso utiliza-lo?
O cidadão que não quiser enfrentar as filas da Caixa, permanece tendo acesso aos serviços digitais da plataforma. Por meio dela é possível fazer pagamentos, através da leitura dos boletos, e até mesmo compras online, recorrendo ao cartão de débito virtual.
O aplicativo funciona ainda com a leitura de QR code, que permite compras nos estabelecimentos autorizados. É permitindo também realizar transferências bancárias através do PIX ou da tradicional TED.
Lista dos serviços do Caixa Tem
- Saldo;
 - Extrato;
 - Saques;
 - Cartão virtual;
 - Pagamentos no app e nas casas lotéricas;
 - Pagamentos em maquininhas;
 - Recarga de celular;
 - Transferências;
 - Contratação de seguro.
 
Calendário de saque da quinta parcela do auxílio emergencial
- Nascidos em janeiro – 1º de setembro
 - Nascidos em fevereiro – 2 de setembro
 - Nascidos em março – 3 de setembro
 - Nascidos em abril – 6 de setembro
 - Nascidos em maio – 9 de setembro
 - Nascidos em junho – 10 de setembro
 - Nascidos em julho – 13 de setembro
 - Nascidos em agosto – 14 de setembro
 - Nascidos em setembro – 15 de setembro
 - Nascidos em outubro – 16 de setembro
 - Nascidos em novembro – 17 de setembro
 - Nascidos em dezembro – 20 de setembro
 




