Se não for sacado, o auxílio emergencial some do CAIXA Tem?

Saques do auxílio emergencial tem prazo estabelecido. A partir desta quarta-feira (01), os segurados terão acesso ao valor em espécie do seu benefício. No entanto, a retirada só poderá ser feita de acordo com o saldo contabilizado nas contas do Caixa Tem, dentro do prazo estipulado pelo governo.

Se não for sacado o auxílio emergencial some do CAIXA Tem? (Imagem: FDR)
Se não for sacado o auxílio emergencial some do CAIXA Tem? (Imagem: FDR)

O auxílio emergencial tem se consolidado como o principal programa de transferência de renda durante a pandemia do novo coronavírus.

Cerca de 30 milhões de pessoas estão sendo beneficiadas com mensalidades de até R$ 375. Porém, é preciso ficar atento ao prazo de utilização do abono.

Qual o tempo limite do auxílio no Caixa Tem?

Por ser um benefício emergencial, o governo federal vem fiscalizando os prazos de uso no caixa tem. Ao receber a mensalidade, os segurados devem fazer seu uso em até 90 dias após o prazo de autorização de saque.

Se após esse período não for registrada nenhuma movimentação no Caixa Tem, o ministério da cidadania pode suspender a concessão das próximas parcelas. O valor já repassado não será retido e nem devolvido a União, porém é preciso que em até três meses ele seja utilizado.

Após esse período, o ministério da cidadania subentende que o cidadão não precisa mais do auxílio, uma vez em que não o utilizou. Desse modo, seu cadastro pode ser suspenso sem possibilidade de renovação.

Calendário da 5ª parcela do Auxílio Emergencial 2021 (Depósitos e Saques)

Calendário de saque da quinta parcela do auxílio emergencial

Os depósitos da atual rodada estão sendo concluídos nesta terça-feira (24). Desse modo, a população agora deve ir até uma agência da Caixa para fazer as retiradas.

O procedimento pode ser realizado ainda nas unidades das lotéricas, sendo necessário exibir um documento oficial com foto ou código de saque.

 

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile