Os brasileiros que já receberam a 1ª dose da vacina CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer precisam completar o seu esquema vacinal, para que assim estejam imunizados. Alguns podem se dar conta que perderam o cartão de vacinação e não sabem como tomar a segunda dose, veja aqui.
O cartão de vacinação entregue no momento de se imunizar contém algumas informações como: data de recebimento da 1ª dose, local de aplicação e o lote do imunizante. Além de informar a próxima data para completar o esquema vacinal.
Mas, o que fazer se perdi meu cartão?
Os dados que são inseridos no cartão impresso, são colocadas no sistema online de cada município, que repassa as informações ao estado, que compila e transmite ao Ministério da Saúde.
Com isso, se perdeu o seu cartão de vacinação é só ir ao posto de saúde, de preferência no qual tomou a 1ª dose, para receber a sua segunda dose.
Ao chegar no posto, basta informar que perdeu seu comprovante e entregar um documento de identificação para que os funcionários consigam buscar no sistema os seus dados.
No estado de São Paulo, por exemplo, os moradores podem acessar o seu cartão de vacinação na versão digital por meio do aplicativo Poupatempo Digital.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, o aplicativo possui três funcionalidades de vacinação contra a Covid-19: o pré-cadastro, a carteira de vacinação digital e a validação do certificado de vacinação.
Além disso, a carteira pode ser acessada pelo celular. Nela são contidas informações sobre as doses, data da vacinação, o profissional vacinador, nome e registro do local, fabricante e o número do lote da vacina aplicada.
O usuário pode baixar e fazer a impressão da carteira digital, caso seja necessário. No verso do cartão há um QR Code, que comprova os dados do cidadão.
Posso tomar a 2ª dose em outro estado mesmo não tendo comprovante?
Aqueles que fazem muitas viagens a trabalho ou por motivos pessoais, podem solicitar que a unidade que se encontra para tomar a segunda dose realize a consulta no sistema.
Vacinação
No país, cerca de 7 milhões de pessoas não retornaram aos postos de saúde para tomar a segunda dose da vacina e completar o esquema vacinal, esse balanço foi divulgado pelo Ministério da Saúde na semana passada.