Onde consultar o cartão de confirmação da prova do Encceja?

Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 podem ter acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição no Sistema Encceja. O documento contém as informações de número de inscrição, data, horário e local da prova. Veja logo abaixo como consultar.

Onde consultar o cartão de confirmação da prova do Encceja?
Onde consultar o cartão de confirmação da prova do Encceja? (Imagem: Divulgação /Inep)

O cartão de confirmação tem orientações para o exame ser feito, bem como se o participante deve ser tratado pelo nome social ou se necessita de atendimento especializado, caso a solicitação for feita e aprovada. 

A prova terá sua aplicação no dia 29 de agosto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Ao ter acesso ao cartão de confirmação, é importante destacar que o participante deve se atentar ao horário do seu exame e às medidas de prevenção a fim de conter a pandemia adotadas pelo Inep. 

É preciso conferir o nível de conclusão da sua certificação (fundamental ou médio). Vale ressaltar que o Cartão de Confirmação de Inscrição é o documento oficial o qual orientará os participantes para o exame. Apesar de não ser obrigatório, o Inep orienta que o inscrito leve o cartão no dia da prova.

Para acessar o cartão no Sistema Encceja, o participante precisa estar cadastrado na plataforma do Governo Federal e ter em mãos seu login único e senha de acesso. Caso o participante não lembrar ou tiver perdido a senha, existe a possibilidade de recuperá-la.

Veja o passo a passo para imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição

Para visualizar ou imprimir o cartão, siga estes passos:

  • Acesse o Sistema Encceja e selecione a opção “Clique aqui para acompanhar sua inscrição, acessando gov.br”.
  • Insira o número de CPF e clique em “Avançar”.
  • Feito isso, informe a senha do login único e selecione a opção “Entrar”.
  • Na barra esquerda, selecione a terceira opção “Local de Prova/Cartão Confirmação”. 
  • Em seguida, será aberta a página com os dados de inscrição e realização da prova. Confira todas as informações, especialmente o horário e o local do exame, bem como o nível de certificação.
  • Toque no botão “Imprimir”.

Mais informações sobre o Encceja

O Encceja é realizado pelo Inep, desde o ano de 2002, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação. As provas obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e médio. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!