Meu INSS lança simulador de aposentadoria pelo site ou aplicativo

O INSS lançou uma nova ferramenta em seu portal Meu INSS que ajuda a saber quanto tempo falta para se aposentar (por idade ou tempo de contribuição). A simulação é realizada com as informações que estão na base de dados do INSS. Também existe a possibilidade de incluir vínculos e alterar sua data de nascimento no momento da simulação. Saiba mais informações logo abaixo.

Meu INSS lança simulador de aposentadoria pelo site ou aplicativo
Meu INSS lança simulador de aposentadoria pelo site ou aplicativo (Imagem: Reprodução/Contábeis)

O resultado gerado pela calculadora vale apenas para consulta e não garante direito à aposentadoria. Esta simulação é feita totalmente pela internet, não é necessário ir ao INSS.

Como realizar a simulação de aposentadoria no INSS?

  • Realize seu login no app Meu INSS;
  • Feito isso, clique em “Do que você precisa?” e escreva “simular aposentadoria”;
  • Verifique ou altere seus dados, como data de nascimento ou vínculos, clicando no lápis.
  • Depois toque em “Recalcular”;
  • A partir do resultado você pode “Pedir Aposentadoria” ou “Baixar PDF”.

O atendimento é imediato e gratuito para o cidadão. Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, deve-se entrar em contato pela central 135.

Outros serviços disponíveis no app Meu INSS

  • Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte
  • Pedido e acompanhamento do salário maternidade urbano
  • Acesso ao CNIS (Extrato Previdenciário)
  • Acesso ao extrato de empréstimo consignado
  • Acesso ao extrato de imposto de renda
  • Acesso à carta de concessão do benefício
  • Agendamento e resultado de perícia médica
  • Consulta à revisão do benefício
  • Pedido de recurso de benefício por incapacidade
  • Pedido de cessação de benefício por óbito
  • Cadastro ou renovação de representante legal
  • Atualização de dados cadastrais do beneficiário
  • Solicitação de exclusão de empréstimo consignado
  • Cadastro de pensão alimentícia
  • Cálculo de contribuição em atraso,emissão e ou cálculo de GPS
  • Atualização de dados cadastrais

Como realizar o cadastro?

Se o usuário ainda não for cadastrado no Meu INSS, é necessário acessar o site acesso.gov.br e se inscrever. 

Essa medida faz parte da ação do Governo para unificar os logins, portais e sites institucionais com o intuito de facilitar a vida do cidadão que busca os serviços públicos na internet.

A senha inicial do Meu INSS também pode ser obtida através dos sites dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi. E diretamente nas agências de atendimento do INSS.