- Mais de 50 milhões de brasileiros já tomaram as duas doses das vacinas contra a Covid-19;
- 54,77% da população brasileira já recebeu a primeira dose da vacina;
- Administrações estaduais e municipais se mobilizam para avançar o calendário de vacinação e incluir os adolescentes o quanto antes.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil já ultrapassou a marca de 50 milhões de brasileiros imunizados. Mais precisamente, são 50.509.454 cidadãos que já receberam as duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19, ou seja 23,85% da população.
Por outro lado, a primeira dose do imunizante chegou a 1.121.548 brasileiros nas últimas 24 horas. O número total de primeiras doses aplicadas é de 115.988.775, o equivalente a 54,77% da população brasileira. Estes dados foram obtidos e divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa.
No entanto, é importante levar em consideração que o levantamento foi fechado sem incluir dados da vacinação referente aos estados do Amapá, Acre, Paraná, Mato Grosso, Roraima e Rio de Janeiro. Ainda assim, representa um salto significativo após o cronograma de imunização ficar estagnado por meses.
Hoje o Brasil aplica quatro vacinas diferentes, a Pfizer, AstraZeneca, CoronaVac e Janssen. Esta última promete imunidade em dose única. As informações obtidas indicam que o Estado de São Paulo (SP) está à frente neste processo, com 67,89% da comunidade paulista parcialmente imunizada.
Em contrapartida, o Mato Grosso do Sul segue como o estado mais a frente no cronograma de vacinação, após ter concluído o esquema vacinal em 37,76% da população local. Veja a seguir como está o cronograma vacinal nas principais capitais do Brasil.
São Paulo (SP)
No último final de semana a cidade de São Paulo (SP) realizou o mutirão de vacinação, com 34 horas de duração ininterruptas. A ação teve o objetivo de concluir a aplicação da primeira dose das vacinas em jovens na faixa etária de 18 a 24 anos.
Nesta terça-feira, 17, a Prefeitura de São Paulo continua vacinando adultos com 18 anos ou mais. Mas desta quarta-feira, 18, em diante, a vacinação dará a vez aos adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos de idade.
Na etapa inicial de vacinação dos jovens, a prioridade será dada aos adolescentes com comorbidades, gestantes e puérperas. Este grupo é composto por cerca de 48 mil paulistas.
O público elegível deve se dirigir a um dos pontos de vacinação espalhados pela cidade, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs), rede de farmácias parceiras, postos drive-thru e megapostos para pedestres. No ato é preciso estar munido do documento de identidade original com foto e comprovante de residência.
Rio de Janeiro (RJ)
A meta traçada pela Prefeitura do Rio de Janeiro é a de concluir a primeira etapa da vacinação contra a Covid-19 em todos os adultos com 18 anos ou mais até o fim desta semana. Mas para que a meta seja concluída, é preciso que o Ministério da Saúde cumpra o cronograma de repasses das vacinas às unidades federativas.
A semana começou com a vacinação de adultos com 22 anos nesta segunda-feira, 16, e deve ser finalizada com o grupo de 18 na próxima sexta-feira, 20.
A administração municipal também informou que dará início às repescagens diárias na parte da tarde, atendendo o público com mais de 30 anos, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas e lactantes.
Já em todo o Estado do Rio de Janeiro (RJ), a Secretaria de Estado de Saúde estabeleceu que em caso de falta de determinadas vacinas, que se aplique a Pfizer para completar o esquema vacinal iniciado com a AstraZeneca.
A ação tem o objetivo de evitar uma nova suspensão como aconteceu na última semana, em que o calendário de vacinação precisou ser interrompido por dois dias em virtude do atraso no repasse de doses.
Porém, esta combinação entre a Pfizer e a AstraZeneca poderá acontecer somente nas ocasiões em que o Governo do RJ não possuir doses o suficiente para levar a vacinação a toda a população carioca elegível.
Belo Horizonte (MG)
Um novo calendário de vacinação contra a Covid-19 foi divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte (BH) nesta terça-feira, 17. O novo cronograma prevê a vacinação de toda a população local com 18 anos ou mais até o dia 4 de setembro.
Esta expectativa se refere à aplicação da primeira e segunda dose para uma variedade de grupos elegíveis de acordo com a situação de cada um. O avanço do cronograma de imunização será possível após a chegada dos últimos lotes contendo doses das vacinas.
No entanto, novas remessas precisam ser enviadas pelo Ministério da Saúde para que esta ação realmente se concretize.
Por enquanto, o calendário de vacinação de BH prevê a imunização de adultos na faixa dos 28 anos de idade, além do reforço em profissionais do ensino infantil e repescagem para quem perdeu o prazo da idade em questão. Quem ainda está na fila de espera tem a oportunidade de agendar o atendimento.
A meta da capital mineira é de que 88 mil doses de vacinas sejam aplicadas até a próxima sexta-feira, 20. No entanto, este número pode ser ainda mais alto, tendo em vista que boa parte da faixa etária de 29 a 31 anos não compareceu aos postos de vacinação.
Amanhã (18), a vacinação dará a vez para os trabalhadores do ensino infantil de 41 a 59 anos e depois aqueles com idade entre 18 a 40 anos.
Na sexta-feira (20), as ações terão como foco a aplicação da segunda dose para adultos com 38 anos imunizados com a CoronaVac nos últimos 14 a 28 dias.
Os postos de vacinação fixos e extras funcionam das 08h às 17h e o drive-thru das 08h às 16h30. A novidade é que estes mesmos pontos de vacinação passarão a funcionar aos domingos. Mas em todo o caso, é preciso apresentar o RG e o comprovante de residência.
Vitória (ES)
Nesta segunda-feira, 16, a Prefeitura de Vitória (ES) deu início à vacinação dos capixabas com 18 anos de idade ou mais. Ainda ontem, três mil vagas para agendamento foram liberadas pela plataforma Vitória Online.
O cronograma de vacinação desta semana será executado de terça-feira, 17, a quinta-feira, 19, no Maanaim Vitória. Será a primeira cidade da região de Grande Vitória que dará início à imunização deste público.
A vacinação na quarta e quinta-feira, 18 e 19, respectivamente, será na Igreja Batista, situada no Jardim da Penha. É preciso ressaltar a necessidade de apresentar o documento de identidade original com foto e comprovante de residência no ato da vacinação.