Novo Bolsa Família vai liberar empréstimo pessoal e vale gás aos vulneráveis

Pontos-chave
  • Novo Bolsa Família ofertará linha de crédito;
  • Segurados terão direito a um vale gás a cada dois meses;
  • Regras para inclusão seguirá atuais critérios pelo BF.

Governo federal anuncia ampliação de suas ações sociais. Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro consolidou a implementação do Auxílio Brasil que substituirá o atual Bolsa Família. De acordo com o texto do projeto, já entregue na Câmara dos Deputados, os segurados terão vale gás, empréstimos consignado, reajuste salarial e mais.

Novo Bolsa Família vai liberar empréstimo pessoal e vale gás aos vulneráveis (Imagem: Exame)
Novo Bolsa Família vai liberar empréstimo pessoal e vale gás aos vulneráveis (Imagem: Exame)

Após meses tentando consolidar sua marca social, Bolsonaro finalmente entregou o texto do Auxílio Brasil. O programa substituirá o Bolsa Família e deve beneficiar cerca de 17 milhões de brasileiros.

Entre as ações previstas, está a concessão de uma linha de crédito específica e a implementação de um vale gás.

Detalhes sobre o empréstimo no novo Bolsa Família

Até o momento, sabe-se que a linha de empréstimo dentro do Auxílio Brasil poderá comprometer até 30% total da renda recebida pelos segurados. Sua solicitação será feita especificamente pelo Caixa Tem, plataforma utilizada para receber as parcelas.

De acordo com o governo, a linha de crédito objetiva ampliar o poder aquisitivo desse grupo. Além dos empréstimos, os cidadãos terão ainda o direito de ter um cartão de crédito em seu nome.

O novo serviço deverá ficar disponível a partir do mês de novembro, quando o Auxílio Brasil for de fato implementado. Porém, apesar de parecer positivo gera tensão em especialistas que afirmam que podem aumentar os indicativos de endividamento por parte dos mais vulneráveis.

A instituição responsável pela administração do crédito será a Caixa Econômica Federal que até o momento não detalhou como funcionará a solicitação do mesmo.

Criação de um vale gás

Além disso, Bolsonaro recentemente informou que estudar criar um vale gás. De acordo com ele, o benefício será destinado para os segurados do Auxílio Brasil, que receberão a cada dois meses uma ajuda de custo para a aquisição do botijão doméstico.

O vale gás poderá ter um valor de R$ 120 e precisa ainda ser negociado com a Petrobras. Questionada sobre a proposta, a estatal afirmou não descartar a possibilidade, mas deixou claro que a responsabilidade de implementação e custeio será totalmente do Ministério da Cidadania.

A motivação de concessão do vale gás se dá mediante ao atual contexto de pandemia e inflação, onde os mais pobres precisam pagar cerca de R$ 100 em um botijão. Até o momento não há previsão de baixa no valor do produto.

Novo Bolsa Família 2021: O que Bolsonaro pretende fazer com pagamentos?

Demais benefícios do Novo Bolsa Família

Novo Bolsa Família vai liberar empréstimo pessoal e vale gás aos vulneráveis (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Novo Bolsa Família vai liberar empréstimo pessoal e vale gás aos vulneráveis (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Regras para ser um beneficiário

O governo ainda não detalhou as regras de inclusão do Auxílio Brasil, porém acredita-se que o programa funcionará com os atuais critérios do Bolsa Família, sendo preciso ter:

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile