Mudanças na quarentena de SP trazem mais flexibilização a partir do dia 17

A partir do dia 17 de agosto, São Paulo não terá mais restrições ao funcionamento do comércio. Nesta data, cairão todas as restrições relacionadas à ocupação dos estabelecimentos comerciais e públicos no estado, abertos e fechados. Também encerram-se as limitações de horários. Saiba mais informações logo abaixo.

Mudanças na quarentena de SP trazem mais flexibilização a partir do dia 17
Mudanças na quarentena de SP trazem mais flexibilização a partir do dia 17. (Imagem: Carta Capital)

A decisão é analisada com cautela por especialistas, incluindo membros do comitê científico que assessora o governo paulista, já que diante do risco da variante delta, a medida pode ser precipitada

No início do mês de agosto, já ocorreu uma mudança importante nas regras da quarentena. A ocupação dos estabelecimentos no estado é de 80%, com possibilidade de funcionamento até a meia-noite. Antes, a possibilidade era de operar até 23h, e com 60% da capacidade.

Atividades que promovem aglomerações poderão retornar?

Ainda assim, diversas atividades que promovem aglomerações, como baladas, shows de médio e grande portes e competições esportivas, vão continuar proibidos no estado. O retorno desse tipo de programação dependerá dos resultados de eventos-teste que estão sendo feitos pelo governo.

”Ainda mantendo o uso de máscaras, recomendando o uso de álcool em gel, seguindo os protocolos de distanciamento e de cuidados pessoais e coletivos, já estaremos com novas regras em funcionamento a partir de 17 de agosto” disse o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), nesta quarta-feira.

Na véspera, dia 16 de agosto, o estado possui a expectativa de ter completado a aplicação da primeira dose de vacina contra a Covid-19 em toda a população paulista acima de 18 anos.

A antecipação dessa marca também foi divulgada pelo governo nesta quarta. Anteriormente, a meta tinha previsão de ser alcançada no dia 20 de agosto.

Vacinação em adolescentes

A vacinação de adolescentes com idades entre 12 e 17 anos no estado de São Paulo será feita a partir de 18 de agosto. Primeiro serão imunizados os jovens com comorbidades, deficiências, além de gestantes e puérperas nessa faixa etária. Esse grupo será convocado de 18 a 29 de agosto.

Logo após poderão se vacinar os jovens de 15 a 17 anos, de 30 de agosto a 5 de setembro. De 6 a 12 de setembro, vêm os de 12 a 14 anos.

”É o censo de urgência, de emergência, de respeito pela vida dos brasileiros que vivem no estado de São Paulo ”, disse Doria.