Titular do auxílio emergencial faleceu, a família pode continuar sacando?

Familiares questionam direito de receber o auxílio emergencial de seus falecidos. Até o mês de outubro o governo federal permanecerá concedendo as mensalidades do projeto. No entanto, o cidadão titular que tiver falecido e ainda assim permanecer sendo contemplado através de seus parentes poderá prestar contas a União.

Titular do auxílio emergencial faleceu, a família pode continuar sacando? (Imagem: FDR)
Titular do auxílio emergencial faleceu, a família pode continuar sacando? (Imagem: FDR)

Milhares de brasileiros permanecem sendo contemplados com as mensalidades do auxílio emergencial. Porém, alguns deles poderão ter que prestar contas ao governo por recebimento indevido do benefício.

Para familiares que estiverem realizando o saque do abono de um titular falecido, a ação não é considerada legal.

Meu pai morreu, posso receber seu auxílio?

Muitos cidadãos têm dúvida sobre o direito de repasse do projeto para demais parentes. Por não estar registrado como uma espécie de pensão, o auxílio emergencial não pode ser concedido para dependentes em caso de morte.

Isso significa dizer que se o titular do benefício morreu, sua família não tem o direito de permanecer recebendo as mensalidades. Caso os saques permaneçam sendo feitos e haja a identificação do governo federal, os contemplados serão obrigados a restituir a quantia.

Em última instancia, não havendo o ressarcimento do valor, o auxílio pode se transformar em uma dívida pública. Ou seja, o familiar contemplado ficará com o nome sujo e impossibilitado de fazer empréstimos, financiamentos, concursos e demais seleções públicas, entre outras sanções.

Auxílio Emergencial até 2022? Bolsonaro fala sobre extensão do pagamento

Recebi indevidamente e quero devolver, como fazer?

Para reenviar o dinheiro ao governo é preciso seguir os passos abaixo:

Com o carnê gerado, basta efetuar o pagamento e aguardar para que em até 24h a devolução seja registrada. É válido ressaltar que, uma vez em que é feita a restituição, o cidadão perde o direito de solicitar uma nova inscrição no projeto.

Para mais informações sobre o auxílio emergencial acompanhe nossa página exclusiva sobre. Nela você tema acesso aos calendários de pagamento, regras de concessão, período de contestação e mais.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile