Uma nova antecipação no calendário de vacinação contra a Covid-19 da cidade de São Paulo (SP) foi anunciada. A meta é para que todos os adultos na faixa etária de 18 a 25 anos de idade sejam vacinados até o próximo domingo, 15.
Denominada de Virada da Vacina, a Prefeitura de São Paulo visa promover 34 horas de vacinação direta a partir do próximo sábado, 14, terminando na madrugada de domingo, 15. O calendário anterior previa a vacinação de adultos na faixa etária de 21 a 24 anos no decorrer desta semana até o sábado, 14.
Originalmente, no sábado seria a imunização do público de 21 anos de idade, mas este grupo foi remanejado para a parte da manhã no mesmo dia.
Posteriormente, haverá um mutirão com o apoio de 14 megadrive-thrus começando às 19h do sábado e terminando às 07h no domingo. O foco é a aplicação da primeira dose da vacina para todas as faixas etárias.
Na fase atual, o quantitativo de adultos que devem ser vacinados é muito grande e aumenta a cada dia sempre que a faixa etária é reduzida. Este fator combinado ao recebimento escalonado de doses do imunizante levou a prefeitura a adotar um calendário único.
Desta forma, cada dia da semana será reservado para a vacinação de uma idade específica. De acordo com o prefeito Ricardo Nunes e o secretário de Saúde, Edson Aparecido, o calendário em vigor é o seguinte:
- Quinta-feira, 12: 23 anos ou mais;
- Sexta-feira, 13: 22 anos ou mais;
- Sábado, 14: até às 19h – 21 e 20 anos ou mais;
- Sábado, 14: das 19h às 07h de domingo, 15 – 18 anos ou mais somente nos megadrive-thrus;
- Domingo, 15: 18 anos ou mais.
Os locais exatos dos 14 megadrive-thrus que serão organizados para atender este público podem ser conferidos logo mais. Lembrando que este mutirão de vacinação é exclusivo para a aplicação da primeira dose da vacina.
Vale ressaltar que os megadrive-thrus atenderão, exclusivamente, os cidadãos que forem de carro por questões de segurança. Das 07h às 17h deste domingo, 15, a vacinação voltará a ocorrer normalmente em todos os pontos da cidade.
Poderão receber a dose da vacina somente quem apresentar o documento de identidade original com foto e comprovante de residência.
Na oportunidade, o secretário de Saúde, Edson Aparecido ressaltou que, “a gente está fazendo para facilitar a vida dos jovens. Em vez de ele ir para a balada, vai se vacinar”, comentou em tom de brincadeira.
O prefeito Ricardo Nunes explicou que este novo avanço no calendário de vacinação contra a Covid-19 em São Paulo foi possível em virtude da chegada de novos lotes como uma variedade de três tipos de imunizantes diferentes. Foram recebidas 410 mil doses da Pfizer, 67 mil da AstraZeneca e 400 da CoronaVac.
Pontos de vacinação
Zona Leste
- Arena Neo Química Corinthians: Avenida Miguel Ignácio, nº 2.492 Curi, Portal E4;
- Igreja Boas Novas: Rua Marechal Mallet, nº 535;
- Shopping Anália Franco: Avenida Reg. Feijó, nº 1.739;
- Shopping Aricanduva: Avenida Aricanduva nº 5.555, Estacionamento Auto Shopping Acesso pelo Portal P4;
Zona Norte
- Anhembi: Rua Olavo Fontoura, Portão 38;
- Cantareira Norte Shopping: Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, nº 11.001;
- Mega Vila Maria: Rua Gastão Madeira, nº 226;
Zona Oeste
- Club Athletico Paulistano: Rua Honduras, nº 1.400;
- Clube Paineiras do Morumbi: Avenida Dr. Alberto Penteado, nº 605;
- Memorial da América Latina: Rua Tagipuru, nº 500, Portão 2;
Zona Sul
- Novartis: Avenida Professor Vicente Rao, nº 90;
- Shopping Interlagos: Avenida Interlagos, nº 2.255, Estacionamento Subsolo, Portão 5;
- Shopping Jardim Sul: Rua Nelson Gama de Oliveira, em frente ao número 439;
- Megaposto FMU Santo Amaro: Avenida Santo Amaro, nº 1.239.