Os aposentados que identificaram algum erro no benefício podem solicitar a revisão da aposentadoria do INSS até dez anos, após o 1º pagamento. Antes de fazer o pedido, os advogados de direitos previdenciários aconselham que seja consultada a carta de concessão e a memória de cálculo da aposentadoria.
A revisão da aposentadoria do INSS é indicada para o segurado que desconfia de pagamento errado. O Instituto pode cometer erros no cálculo do tempo de trabalho, de contribuição ou do tempo especial.
Além disso, as empresas podem ter informado valores de salários inferiores ao que era recebido, assim como podem não ter registrado alguns anos de experiência. Por esse motivo, é aconselhado verificar a carta de concessão, memória de cálculo da aposentadoria e o processo administrativo de concessão.
Esse último deve ser solicitado diretamente no INSS. Com ele será possível verificar algum período de trabalho que ficou fora do cálculo. Com esses documentos em mãos será possível conferir o que foi considerado para a concessão da aposentadoria. Identificando o erro, é necessário comprovar por:
- Carteiras de Trabalho antigas;
- Holerites;
- PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário); ou
- Qualquer outro documento oficial que confirme o direito a correção monetária da aposentadoria.
Para solicitar a revisão da aposentadoria do INSS não é preciso de advogado, mas o processo pode durar meses ou anos. Diante disso, é indicado que recorra a um defensor para orientar e realizar o pedido com mais precisão.
Os segurados que tiverem na revisão da aposentadoria do INSS identificado algum erro terão direito ao recebimento do retroativo. O pagamento é feito diretamente na conta do beneficiário.
Como solicitar a Revisão da aposentadoria do INSS
Há três maneiras de fazer o pedido de revisão: Central de Atendimento do INSS (135), site ou aplicativo Meu INSS. Na primeira opção, os documentos que comprovam o direito à revisão devem ser entregues nas agências.
Para isso, é preciso fazer o agendamento para depositar o envelope nas urnas que existem nas unidades de atendimento. No pedido online é possível enviar os documentos pelo celular ou computador, por meio de foto ou escaneando, por meio de uma impressora com a função scanner.