A USP abriu as inscrições para cursos gratuitos com especialistas da universidade na área de humanidades, de forma totalmente gratuita, on-line e aberta a qualquer pessoa com mais de 18 anos. Trata-se dos cursos de inverno organizados pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em São Paulo. Neste ano, serão 66 cursos, com 4.985 vagas.
De acordo com a instituição, as aulas serão ministradas pelos professores e alunos de pós-graduação da FFLCH (mestrado, doutorado e pós-doutorado). Os temas estão relacionados às linhas de pesquisas estudadas nos 23 programas de pós-graduação que a faculdade mantém.
Os cursos gratuitos da USP estão divididos em quatro áreas temáticas: Estudos filosóficos, históricos e geográficos, Estudos linguísticos e de tradução, Estudos literários e Estudos de antropologia, política e sociedade.
Os temas de estudo são bastante diversos, alguns relacionados à crise política, direitos humanos, economia, LGBTQIA+, moda, movimentos sociais, música, racismo, sexualidade; e estudos sobre obras e autores da literaturas africanas, alemã, brasileira, francesa, indígenas, inglesa, infantil e juvenil, irlandesa, italiana, latino-americana, norueguesa, russa, dentre outras temáticas.
Como as vagas são limitadas, as inscrições serão realizadas por sorteio e não por ordem de inscrição. Os 66 cursos gratuitos foram divididos em cinco grupos e as datas da inscrição variam de acordo com o grupo no qual o curso está.
Para participar do sorteio, é necessário acessar o site do Sistema Apolo e selecionar a unidade “Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (São Paulo)”. O curso aparecerá somente na data indicada para inscrição.
Recomenda-se fazer todo o processo pelo computador, já que alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo. Como informado pela USP, os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo necessário entrar em contato para confirmação.
A forma de inscrição e matrícula foi determinada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP – responsável pela gestão dos cursos de cultura e extensão na Universidade – , com o intuito de dar mais eficiência e isonomia no processo, e para não congestionar o sistema com a grande procura pelos cursos ao mesmo tempo.