Ceará recebe novas doses da Coronavac e Astrazeneca e deve alavancar calendário

O Governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou que o estado irá receber durante essa semana mais de 490 mil doses de vacinas contra Covid-19. Serão 236.950 da AstraZeneca, 163.200 da CoronaVac e 93.600 da Pfizer.

Ceará recebe novas doses da Coronavac e Astrazeneca e deve alavancar calendário
Ceará recebe novas doses da Coronavac e Astrazeneca e deve alavancar calendário (Imagem: Tatiana Fortes / Governo do Ceará)

O governo estadual aguarda a confirmação da data e horário de entrega a ser definido pelo Ministério da Saúde. Ao todo serão 493.750 doses de vacina contra a Covid-19, sendo quase a metade da AstraZeneca.

Camilo declarou que está em negociação com a empresa chinesa Sinovac para a compra de 3 milhões de doses da CoronaVac. Diante disso, mantém contato com o Instituto Butantan, que representa o laboratório no Brasil e com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

O governo do Ceará também aguarda a entrega de 190 mil doses da vacina russa Sputnik V. Essas foram negociadas diretamente com o Fundo Soberano Russo. Até o momento, o estado já recebeu mais de 6 milhões de doses em 51 lotes.

O Ministério da Saúde disponibilizou doses da CoronaVac (Sinovac/Butantan), AstraZeneca/Fiocruz, Pfizer/BioNtech e Janssen/ Johnson & Johnson. Com isso, o estado já vacinou mais de 40% dos cearenses, com a 1ª dose:

De acordo com o Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação do Ceará, entre os dias 27 de julho a 25 de agosto devem ser imunizadas as pessoas de 29 a 18 anos. Para receber as doses é preciso realizar o agendamento no site Cadastro Estadual de vacinação contra COVID-19.

Ao acessar a plataforma será necessário clicar na opção “Ainda não tenho cadastro”. Logo após, será preciso preencher as informações pessoais sobre o indivíduo a ser cadastrado (nacionalidade, CPF, nome completo, nome da mãe, data de nascimento, fone de contato, sexo, raça/cor e profissão).

Depois de preencher essas informações, a plataforma solicitará os dados sobre endereço. Além disso, será informar um endereço de e-mail e criar uma senha de acesso para finalizar o cadastro.

O sistema enviará uma mensagem para o e-mail cadastrado, para que a verificação seja feita e o processo consolidado. O e-mail e senha criada serão o login e a senha de acesso para acompanhar o processo de vacinação, como datas e grupos contemplados.

YouTube video player
Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.
Sair da versão mobile