O Bilhete Único é usado pelos paulistas para realizar o pagamento da tarifa no transporte público sem ter que ficar com dinheiro no bolso para isso. Os estudantes podem conseguir gratuidade caso se encaixe em alguns requisitos.
Quais as modalidades de bilhete único?
- Bilhete Único de Estudante Meia-Tarifa, cujos créditos eletrônicos são adquiridos diretamente pelo usuário com redução de 50% (cinquenta por cento) sobre as tarifas básicas vigentes para o usuário comum.
- Bilhete Único de Estudante com Gratuidade, cujas cotas de viagens gratuitas são disponibilizadas com redução de até 100% (cem por cento) sobre as tarifas básicas vigentes para o usuário comum.
Quem pode pedir o bilhete único?
Podem solicitar o bilhete aqueles alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e Profissionalizante, Ensino Superior e Tecnológico, na rede pública municipal, estadual e federal ou na rede privada de ensino.
Cujos cursos sejam devidamente autorizados, oficialmente reconhecidos e fiscalizados pelas autoridades competentes.
Além disso, a instituição de ensino frequentada pelo estudante deverá localizar-se a uma distância não inferior a 1 (um) quilômetro da residência do aluno, e desde que exista ligação de transporte coletivo público entre estes pontos.
Se faz necessário ainda que, comprovadamente, os alunos residam no Município de São Paulo e estejam matriculados em cursos sediados na Região Metropolitana de São Paulo ou nos municípios constantes de portaria da SMT; ou residam na Região Metropolitana de São Paulo ou nos municípios constantes de portaria da SMT e estejam matriculados em cursos sediados no Município de São Paulo.
Como solicitar o bilhete?
Cadastre-se no site;
- Informe a Unidade de Ensino que deseja utilizar o Bilhete Único de Estudante no ano vigente;
- Aguarde o envio dos seus dados de matrícula à SPTrans pela Unidade de Ensino;
- Acompanhe a confirmação de sua matrícula no site;
- Caso você já possua um Bilhete Único de Estudante ativo, utilizado em ano(s) anterior(es), será necessário efetuar o cancelamento pelo site sptrans.com.br/atendimento para depois solicitar um novo.
- Se preferir, outra opção é permanecer com esse mesmo cartão, por sua inteira responsabilidade, desde que ele esteja em perfeito estado de funcionamento e conservação, sem trincas ou envergaduras e com a foto e numeração, impressas na parte frontal, legíveis;
- Nos dois casos, seja para receber um novo cartão ou renovar um cartão usado, pague o boleto disponível pelo site no menu “Estudante” “Solicitação do Benefício” ou dirija-se a um Posto de Atendimento da SPTrans e pague o valor correspondente a 7 tarifas de ônibus vigentes;
- Após a conclusão dessas etapas o cartão será encaminhado para a sua Unidade de Ensino em até 20 dias, exceto para quem optou por permanecer com um cartão usado.