Governo de São Paulo anuncia campanha de vacinação anual contra a COVID

Nesta segunda-feira, 19, o Governo do Estado de São Paulo (SP), anunciou que dará início à campanha anual de vacinação contra a Covid-19. A ação terá início no dia 17 de janeiro de 2022, e ocorrerá no mesmo formato das campanhas contra a gripe e o vírus H1N1. 

Governo de São Paulo anuncia campanha de vacinação anual contra a COVID
Governo de São Paulo anuncia campanha de vacinação anual contra a COVID. (Imagem: Prefeitura de Ubatuba)

O comunicado foi feito pelo secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, enquanto o Estado de SP era agraciado por uma nova remessa contendo doses de vacinas contra a Covid-19. Na oportunidade, o chefe da pasta ressaltou que embora não haja um estudo que comprove a necessidade ou obrigatoriedade de uma terceira dose do imunizante, o governo estará sempre preparado com doses extras.

“Nós precisamos fazer com que haja uma proteção da nossa população de uma forma constante, uma vez que o coronavírus, assim como lá em 2009, o H1N1, chegou para ficar, e ele ainda está em nosso meio. O coronavírus também estará, então dessa forma nós manteremos de forma constante a proteção da nossa população”, declarou.

O secretário de Saúde do Estado de São Paulo ainda ressaltou a necessidade de esta campanha de vacinação atingir o âmbito nacional, mas para isso, é preciso que haja o devido alinhamento entre cada unidade federativa junto ao Ministério da Saúde.

Se o conselho de secretários de saúde dos estados (Conass) entrar em acordo com o Ministério da Saúde, poderá haver um avanço expressivo na vacinação contra a Covid-19 no Brasil. 

Em resposta o conselho alegou que no momento, é preciso concentrar os esforços para assegurar a aquisição de doses o suficiente para imunizar toda a população adulta com mais de 18 anos de idade, tanto com a primeira quanto com a segunda dose da vacina o quanto antes.

O secretário estadual da Saúde de SP, completou dizendo que até a data prevista para o início da campanha anual de vacinação contra a Covid-19, o Instituto Butantan já estará produzindo dois imunizantes diferentes. 

Se tratam da CoronaVac e da Butanvac, que ainda aguarda pela autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No caso da CoronaVac, o laboratório chinês Sinovac, irá repassar a tecnologia utilizada na fabricação para que o país não dependa mais da importação das vacinas nem do insumo farmacêutico ativo (IFA), matéria-prima utilizada na produção do imunizante. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.