Quem serão os contemplados com meio salário mínimo no Ceará?

No último dia 13, o Governador  do Estado do Ceará, Camilo Santana, informou que vai pagar a metade do salário mínimo para 20 mil novos trabalhadores contratados por empresas no setor de comércio e serviços.

Quem serão os contemplados com meio salário mínimo no Ceará?
Quem serão os contemplados com meio salário mínimo no Ceará? (Foto: GOV Ceará)

O anúncio foi realizado em uma live. O programa precisa ser aprovado na Assembleia Legislativa para começar a valer. 

Normalmente, Camilo tem ampla base de apoio no legislativo e costuma aprovar os projetos do Executivo com folga.

Se entrar em vigor, o programa vai ajudar as empresas pagando a metade do salário mínimo dos novos trabalhadores por um período. Isso pode ajudar principalmente neste momento de pandemia em que estamos vivendo.

“Digamos que a empresa tem cinco empregados e agora vai contratar mais cinco. Como estímulo do governo pra gerar mais emprego, nós vamos pagar 50% do salário desse trabalhador. É uma forma de auxiliar a economia”, exemplificou Camilo Santana.

Os detalhes ficaram no projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa ainda na mesma semana, mas o governador antecipou algumas regras.

“A lei vai determinar o regramento dessa política, a pessoa não pode demitir um pra contratar outro. São novos empregos, tem que gerar novos empregos. Também tem um teto do número de pessoas na regulamentação.”, disse o governador.

O benefício pago será no valor de um salário mínimo, ou seja, R$1.100 pelo período de 6 meses.

Em sua transmissão nas redes sociais, o governador afirmou que irá solicitar ao poder legislativo uma votação urgente para esse programa.

“Criamos um projeto que vai pra Assembleia, no mais tardar, amanhã [quarta-feira, 14]. Já falei com o presidente [da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão] e queremos que seja votada na quinta-feira [15] porque nessa semana ela [Assembleia] entrará em recesso. Vou pedir até que, se possível, regime de urgência.”

Além disso, nos próximos dias o governador deve anunciar ainda os contemplados pelo programa estadual Ceará Credi, que liberará crédito e treinamentos de capacitação para microempreendedores locais, como forma de fomentar a retomada econômica no estado.

O Ceará, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), é o segundo estado da região Nordeste com mais contratações nos primeiros cinco meses de 2021. Foram 24 mil trabalhadores que conseguiram uma nova renda formal por lá.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!